25 de novembro de 2024
  • :
  • :

Justiça suspende portaria sobre utilização de placa do Mercosul na Bahia

Justiça suspende portaria sobre utilização de placa do Mercosul na Bahia

Uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), nesta quarta-feira (26), determina a suspensão, em prazo de 24h, de uma portaria do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) que estabelece regras para estampadoras e fabricantes confeccionarem as placas com padrão Mercosul.

A decisão da juíza de direito plantonista Daniela Guimarães Andrade Gonzaga, afirma que o Detran foi notificado da primeira decisão no dia 4 de dezembro e amplia o valor da multa para R$ 20 mil por cada dia desrespeitado.

A decisão atendeu a pedido da Associação Baiana de Empresas Estampadoras de Placas e Tarjetas Automotivas (ABEEP), que entrou com a ação alegando que o prazo de 30 dias estabelecido pela portaria para as empresas se adequarem às exigências é muito curto.

Apesar da decisão da Justiça, o Detran-BA informou que o serviço continuará sendo oferecido aos usuários nas sedes do órgão na quinta-feira (27). Nesta quarta, quem foi até o Departamento em Salvador passou sufoco porque houve queda no sistema.

A ABEEP informou que entrou com a ação no dia 24 de novembro. No dia 30, a Justiça concedeu uma liminar suspendendo a portaria. Nesta quarta, saiu a segunda liminar em favor da ABEEP, assinada pela juiza Daniela Guimarães Andrade Gonzaga. A magistrada afirma na decisão que a ABEEP alegou que a primeira liminar estava sendo descumprida por parte do Detran.

O Detran informou que, após a decisão judicial, o Estado da Bahia decidiu pela revogação da portaria, que será publicada no Diário Oficial de quinta-feira (27). Ainda conforme o órgão, vão ficar valendo apenas as normas do Denatran (órgão do governo federal).




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *