O governador da Bahia, Rui Costa, vai se reunir com a base na segunda-feira, 18, às 15h. Na ocasião, ele pretende explanar sobre a real situação para o estado em 2018. O governador estaria preocupado com a situação financeira do estado em um ano eleitoral no qual será candidato à reeleição e possivelmente terá como adversário o prefeito de Salvador, ACM Neto, que ao que tudo indica participará da disputa.
A insatisfação da base de apoio de Rui pode levar ao atraso na votação da peça de 2018, impedindo quórum suficiente para votar projetos que estão em pauta e estendendo a aprovação da lei orçamentária para janeiro – justamente em um ano eleitoral no qual o prazo é mais curto para que o governador ordene início de obras e investimentos e faça inaugurações.
A resposta sobre as emendas deve ser dada já nesta sexta-feira, por intermédio de Coronel, o principal fiador da promessa de Rui sobre as emendas aos deputados. Cada emenda impositiva anual no valor médio de R$ 1,2 mil está sendo paga em conta-gotas com equipamentos como ambulância e retroescavadeiras. A oposição afirma que poucos dos 21 deputados da bancada chegaram a receber algo.
A base também reclama: “Sem equipamentos para os municípios, como fazer política e pedir votos ano que vem?”, diz um deputado da base que prefere o anonimato.