A segurança viária e as condições de mobilidade e desenvolvimento da BA-099 (Estrada do Coco), ao longo da Costa de Camaçari, foram o tema de uma reunião realizada nesta terça-feira (22), entre a Prefeitura de Camaçari, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e a Concessionária Litoral Norte (CLN). Na pauta, a regularização de acessos, a formulação de plano de redução de acidentes, ações de ordenamento e política de ocupação ao longo da faixa de domínio da via.
O encontro, realizado na sala de reuniões da Secretaria de Governo, reuniu o secretário de Turismo, Gilvan Souza, de Desenvolvimento Urbano, Genival Seixas, o superintendente de Trânsito e Transporte Público, Coronel Alfredo Castro, o Assessor Técnico da Agerba, José Alberto Delgado, e o diretor superintendente da CLN, Guilherme Hupsel. O diálogo faz parte do plano de governo do prefeito Elinaldo Araújo, para garantir a atração de investimentos na região da orla e possibilitar a instalação de novos equipamentos públicos, a exemplo do Mercado Municipal de Vila de Abrantes.
Na oportunidade, o secretário de Turismo, Gilvan Souza, apresentou o projeto de construção de um mercado municipal de comercialização de frutos do mar e pediu atenção para a questão dos animais soltos na rodovia. “Precisamos de um esforço coletivo para ordenar e dar condições de segurança para os usuários da via que é o principal acesso para a Costa de Camaçari. Essas ações precisam se estender também para as comunidades ao longo da via, com destaque para Mutirão e Malícia, que demandam um olhar mais urgente e diferenciado”.
Além de proporcionar segurança na via, a elaboração de ações conjuntas vai auxiliar na melhoria dos acessos e facilitar a instalação de novos empreendimentos. “É a primeira vez que temos uma gestão com esse alinhamento e abordagem específica para tratar sobre esses assuntos”, afirma o representante da Agerba, José Delgado. A opinião é compartilhada pelo diretor da CLN, Henrique Hupsel. “Discutimos hoje vários temas de interesse dos usuários e vamos trabalhar em parceria com a Prefeitura para buscar soluções que atendam a segurança e desenvolvimento da região”.
O titular da Sedur, Genival Seixas, defende que os direitos dos usuários da rodovia estejam alinhados com os deveres, conscientizando a população para que entenda as consequências de infringir as normas municipais e a política de concessão da concessionária. “Sem regularização, sem ordenamento, ficamos no caos. Estamos buscando o ordenamento de toda nossa orla para garantir as condições de segurança e preservar vidas”, explica Genival.
Foto: Adeilson Carvalho/Ascom-PMC