27 de novembro de 2024
  • :
  • :

Geraldo Jr. prestigia troca de comando no 2º Distrito Naval

Geraldo Jr. prestigia troca de comando no 2º Distrito Naval

O presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), desejou sucesso ao vice-almirante Marcelo Francisco Campos, novo comandante do 2º Distrito Naval. O chefe do Legislativo e os vereadores Joceval Rodrigues (PPS), Henrique Carballal (PV) e Maurício Trindade (DEM) participaram da solenidade de troca de comando, na manhã desta quarta-feira (23), na sede 2º Distrito Naval, no Comércio.

Deixou o cargo o almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, que assumiu a Secretaria-Geral do Ministério da Defesa. Também participaram da solenidade de transmissão de comando o governador Rui Costa, o prefeito ACM Neto, dentre outras autoridades civis e militares.

“A Câmara reconheceu o trabalho do almirante Garnier com homenagens (Título de Cidadão de Salvador e Medalha Thomé de Souza). Ele nos deixa com relevantes serviços prestados à nossa cidade. O novo comandante, o vice-almirante Marcelo Francisco Campos, tem o reconhecimento da Câmara e nós vereadores estamos aqui desejando sucesso”, afirmou o presidente Geraldo Júnior.

Carreira militar – Natural da cidade do Rio de Janeiro, o vice-almirante Campos formou-se na Escola Naval em dezembro de 1983. Foi promovido ao posto de vice-almirante em 31 de março de 2016. Ainda na carreira militar, comandou o Navio Varredor, a Estação Rádio da Marinha em Salvador, a Flotinha do Amazonas e a Escola Naval. Também na Marinha, foi diretor de Assistência Social e de Comunicação e Tecnologia da Informação.

A cerimônia militar foi presidida pelo almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, comandante de Operações Navais. A troca de comandos da Marinha é um processo de rodízio natural que ocorre de dois em dois anos, em média.
O comando do 2º Distrito Naval executa operações navais, aeronavais e de fuzileiros navais e contribui para a segurança do tráfego aquaviário, além de atuar na prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.

Também coordena e controla as atividades de patrulha naval, inspeção naval e socorro e salvamento marítimo. Ainda controla a movimentação de meios navais, nacionais e estrangeiros, em trânsito.

O comando militar também coopera na repressão aos delitos de repercussão nacional ou internacional, quanto ao uso do mar, águas interiores e áreas portuárias. Ainda participa da preservação e utilização dos recursos do mar e das águas interiores.

Foto: Reginaldo Ipê/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *