“Vamos multiplicar os nossos esforços para que a participação popular continue germinando nesta Casa”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD), ao discursar na solenidade de instalação do 5º Período, da 3ª Sessão Legislativa, da 18ª Legislatura, na manhã desta segunda-feira (4), no Plenário Cosme de Farias da Câmara. Ainda na sessão solene, o prefeito ACM Neto fez a leitura da mensagem do Executivo.
Na sua fala, Geraldo Júnior ressaltou a independência e a harmonia entre os poderes republicanos, como previu Montesquieu. Também assegurou que a participação de cada cidadão nos destinos da cidade consolida o poder da Câmara e também o poder que cada cidadão possui.
Ainda em seu discurso, Geraldo Jr. pediu a união de todos os vereadores, “independentemente de posição ideológica”, para ajudar a melhorar ainda mais Salvador. E acrescentou que “nós (vereadores) passamos e a cidade fica”.
Com relação a Salvador, observou que a cidade é vista com outros olhos e não com um olhar que busca o exótico. Apontando para a modernidade e para o novo momento, frisou que Salvador, aos olhos do Brasil, é muito mais do que “um ponto charmoso no seu mapa sentimental, que um ponto obscuro no seu mapa político, que um ponto exótico no seu mapa cultural”.
Conforme Geraldo Júnior, a parceria entre a Câmara e a prefeitura visa sempre o aprimoramento de gestão. “Transformaremos a vida de nosso povo, principalmente aqueles que ainda residem em áreas de risco”, ressaltou o presidente.
Também falou de gratidão, citando o prefeito ACM Neto e os pares, não poupando esforços para bem representa-los. “Sempre caminharemos juntos para sermos protagonistas de todas as discussões, seja política ou administrativa, que envolvam temas que afetam os soteropolitanos”.
Disse ainda que vai intensificar a transparência na Câmara e espera que o Legislativo Municipal de Salvador seja “um exemplo para ser seguido pelas demais casas legislativas do país”. Encerrou o pronunciamento pedindo a união de todos.
Concurso – Ao final do discurso, Geraldo Júnior convocou a primeira sessão ordinária de 2019 para esta terça-feira (5), às 15h, e informou a Câmara vai instalar, pela manhã, as comissões permanentes. Também informou que está agendada uma reunião, para o próximo dia 14, a fim de tratar do processo de nomeação dos futuros servidores aprovados no concurso público de 2018.
Mesa de trabalho – Participaram da mesa de trabalho da sessão solene, além do presidente Geraldo Júnior e do prefeito ACM Neto, o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alex Lima (PSB); a desembargadora Lisbete Teixeira, representando o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; o desembargador Edvaldo Rotondando, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; o vice-almirante Marcelo Campos, comandante do 2º Distrito Naval; a juíza Dorotéia Azevedo, representando o TRT da 5ª Região; e a procuradora de Justiça Márcia Virgens, representando a Procuradoria Geral de Justiça.
Também compuseram a mesa o vice-prefeito Bruno Reis e os vereadores Carlos Muniz (Pode, 1º secretário da Mesa Diretora), Orlando Palhinha (DEM, 2º secretário da Mesa Diretora) e Tiago Correia (PSDB), que presidiu os trabalhos durante o discurso do presidente Geraldo Júnior.
Foto: Reginaldo Ipê/CMS