O Papa Francisco celebrou uma missa ao ar livre diante de milhares de fiéis em um estádio de Abu Dhabi nesta terça-feira (5), no último dia de sua histórica visita aos Emirados Árabes Unidos. Essa é a primeira vez que um pontífice visita a Península Arábica, berço do islamismo.
Quase 170 mil pessoas assistiam à missa dentro e fora do estádio Zayed Sports City, público considerado recorde pela organização do evento. O Papa chegou em um carro conversível e acenou para a multidão. Mais de 2 mil ônibus transportaram gratuitamente os fiéis de todo o país até o estádio, onde um grande crucifixo foi colocado sobre o altar improvisado.
A missa organizada no maior estádio do país foi uma exceção. As celebrações públicas cristãs são proibidas nos Emirados Árabes, que tem o islã como religião oficial.
Excepcionalmente, Francisco celebrou a missa em inglês, porém a homilia foi feita em italiano e traduzida por alto-falante ao árabe. “Com certeza não é fácil, para vocês, viver longe de casa e talvez sentir, além da falta das afeições mais queridas, a incerteza do futuro”, disse o papa para um público composto majoritariamente por estrangeiros.
“Vocês formam um coro que engloba uma variedade de nações, línguas e ritos”, destacou, falando da “jubilosa polifonia da fé” que a Igreja constrói.
“Estou tão contente de estar aqui. É um presente, já que não podemos viajar ao Vaticano”, disse Severine Mounis, de 49 anos, indiana residente em Dubai há 10 anos.