Já com o aval do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), a Prefeitura definiu que o tema oficial da folia momesca deste ano será “O Mundo Escolheu Salvador”. A ideia para a concepção da marca tem relação com a posição em que a capital baiana alcançou neste Verão como destaque de destino turístico internacional. A cidade vem batendo recordes em relação ao número de visitantes estrangeiros e sendo citada em importantes publicações ao redor do mundo.
Exemplo disso foi a lista “52 Places to Go in 2019” (“52 Lugares para ir em 2019”), publicada pelo jornal The New York Times, indicando Salvador como um importante destino turístico para este ano. A capital baiana é a única cidade brasileira integrante da lista.
Além disso, a revista Holland Herald, da Holanda, também aborda a capital como importante destino e menciona o Carnaval, apelidando como o “maior do mundo” e ressaltando que o evento atrai milhões de pessoas todos os anos. O veículo afirma ainda que a celebração de massa da capital baiana é “o que há de melhor” em herança cultural.
Outro exemplo é a publicação National Geographic que também colocou Salvador como uma das cidades escolhidas entre os 28 lugares indicados para viajar em 2019. A publicação cita a capital baiana como o coração e a alma musical do Brasil, ressaltando a capoeira, o axé e o Carnaval.
Neste Verão, a Prefeitura tem uma estimativa de receber cerca de 610.757 turistas estrangeiros, um aumento de 16,7% em relação ao ano passado, que somou 523.650 visitantes de fora do Brasil entre os meses de janeiro e março.
Foto: Valter Pontes/Secom-PMS