Enquanto milhares de foliões vão atrás do trio elétrico nos tradicionais circuitos da avenida, muitos outros vão pegar a estrada para celebrar o carnaval nas praias do Litoral Norte ou em cidades localizadas na Região Metropolitana de Salvador. E nada melhor que poder curtir esse pequeno recesso sem enfrentar engarrafamentos durante a viagem.
A Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas (VMCLF) tem se mostrado a melhor opção para chegar mais rápido ao destino desejado, a partir da próxima quarta-feira, 27 de fevereiro, quando os motoristas começam a sair da capital baiana. O trecho de 11 quilômetros de extensão liga a Estrada do Coco, na região de Abrantes (KM 8,5) à CIA-Aeroporto, na altura do km 18,5. A via ajuda a desafogar o trânsito no centro de Lauro de Freitas e reduzir o tempo de deslocamento entre a capital e o Litoral Norte.
De acordo com o Gerente de Operações da Concessionária Bahia Norte, Hélcio Canedo, rodovias como Via Metropolitana, Via Parafuso (BA-535), CIA-Aeroporto (BA-526) e BA-093 vão contar com operação especial. A expectativa é que mais de 400 mil motoristas devem trafegar no Sistema BA-093 até o dia 06 de março, quando os usuários retornam para Salvador. “Nosso complexo dispõe de atendimento 24h aos usuários, inspeção de viaturas, guinchos leves e pesados, além de um caminhão para resgate de animais solto na pista. Em caso de emergência, o condutor deve ligar para 0800 600 0093”, ressalta.
Para acessar a Via Metropolitana no sentido Litoral Norte:
Vindo pela Av. Paralela, logo após o Parque de Exposições, o motorista deverá subir o viaduto de acesso ao bairro de São Cristóvão. Na altura do Salvador Norte Shopping, seguir em frente pela rodovia CIA-Aeroporto até o acesso à Via Metropolitana no Km 18,5 (basta observar as placas de sinalização que indicam a aproximação e o local do acesso). Vale lembrar que não tem praça de pedágio, neste sentido da VMCLF.
Já na volta do Litoral Norte, no sentido de Salvador, os motoristas que pagarem a tarifa de pedágio na praça de pedágio da CLN têm até uma hora para passar pela praça de pedágio da Via Metropolitana com isenção do pedágio, mediante a apresentação do cupom com código de barras. Os usuários das cabines automáticas terão a isenção automática.
Foto: Divulgação