Um dia de muita felicidade para os 155 pequeninos do Centro Integrado de Educação Infantil (Ciei) do Mangueiral, que receberam nesta sexta-feira (3) o seu fardamento completo, composto por duas camisas, short, tênis, mochila, além do kit escolar, que vem recheado de muitos materiais, como massa de modelar, lápis grafite e de cor, hidrocor, giz de cera, tinta, tesoura, borracha, cola, apontador e caderno de desenho. O ato marcou oficialmente a entrega dos materiais em todas as unidades de educação infantil da sede.
Uma outra cerimônia, prevista para segunda-feira (6), às 14h, no Ciei de Arembepe, marcará o processo de entrega na Costa de Camaçari. No total, o município conta com 16 unidades direcionadas à educação infantil, sendo 11 na sede e cinco na orla. Aos 3 aninhos, Pedro Lucas carregava com orgulho a sua mochila, a qual não queria nem tirar das costas. Ele mostrou o seu lápis de cor e com toda atenção mostrou a sua cor preferia. “Esse é o yellow, é o que eu mais gosto de usar na hora de pintar”, disse, fazendo referência a cor amarela em inglês.
Taila Bastos, aluna do grupo 5, também estava empolgada com o seu fardamento e kit escolar. “Gostei de tudo”, disse de forma tímida e mostrou também a cor que mais gosta no seu lápis de cor. “Eu gosto do blue. É a cor azul em inglês, sabia?”, explicou ela ao acrescentar: “mas de tudo o que ganhei, o que eu mais gosto é a massinha de modelar”, concluiu.
A mãe de Taila, Cíntia Dantas, 28 anos, moradora do Gravatá, estava só felicidade. “A entrega do fardamento e do kit escolar ajuda muito aos pais, pois direcionamos o dinheiro para outras necessidades das crianças. Além disso, é um importante estímulo pra que os alunos venham diariamente pra escola”, destacou. “Gostei tanto do tênis, ele é ainda mais bonito do que o que compramos para Taila”, finalizou entre risos.
O prefeito Elinaldo Araújo ficou contente ao ouvir as declarações das mães e da criançada, que comemoram a ação. “Quero ver nosso alunos indo pra escola com ânimo. Precisamos mostrar aos nossos jovens a importância de ir pra escola, e fazê-los entender que é através da educação que se tornarão adultos mais preparados, terão mais oportunidades de emprego e melhores condições de vida”, pontuou o chefe do Executivo ao destacar que a ação fortalece o vínculo com as famílias, que se sentem mais seguras e percebem na prática o esforço do governo em dar condições dignas de ensino e aprendizagem aos estudantes.
A gestora da unidade de ensino, Débora Ataíde, fez um breve relato desde a criação do Ciei, que inicialmente era uma creche, construída em 1989, durante a gestão do prefeito José Tude, que também marcou presença na entrega. “Fico feliz em poder contribuir para o desenvolvimento desse espaço de aprendizagem e agradeço a sensibilidade da gestão e o apoio de toda a equipe do Ciei Mangueiral e da Seduc”, concluiu. O vice-prefeito, José Tude, falou da satisfação de voltar ao local e de constatar que a sua decisão em construir o espaço foi acertada e que o equipamento continua cumprindo o seu papel de acolher as crianças da cidade. “E agora vai ficar ainda melhor”, finalizou.
A manhã foi de muitos depoimentos emocionantes, além de apresentações musicais, uma delas feita pelos alunos do grupo 5, que mostrou um pouquinho do que tem preparado para homenagear as mães, visto que dia 12 a data é dedicada à elas. As mães Jamile Santos e Adeildes Conceição fizeram questão de falar do carinho pelo Ciei Mangueiral e da gratidão por seus filhos contarem com o fardamento e kit escolar.
Com a voz embargada, Jamile falou sobre a forma carinhosa como o filho Felipe Gael, 2 anos, que possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi acolhido por todos do Ciei. “Pensei enfrentar muitos problemas, mas fui surpreendida positivamente. Eu amo este lugar e as pessoas que trabalham aqui. Eles nos tratam com amor e respeito”, disse. Adeildes fala com orgulho que os seus 11 filhos passaram pelo Ciei Mangueiral, incluindo a mais nova, Sofia, que estuda no local. “Saio pra trabalhar tranquila, pois sei que aqui todos estão bem cuidados. Sei do compromisso de cada um com a vida e o bem-estar dos nossos filhos”, ressaltou.
Após tantos depoimentos emocionantes, a secretária da Educação, Neurilene Martins, falou do orgulho de estar à frente da pasta e de integrar essa gestão. “Nós da Seduc estamos comprometidos e conseguindo por em prática a orientação do prefeito Elinaldo, de colocar a educação como prioridade e qualificar o ensino de Camaçari”, declarou. “Investir na ampliação da rede de educação infantil, oferecendo-a não apenas em um turno, mas de forma integral, demonstra bem essa preocupação”, falou, fazendo alusão a construção das seis creches que estão em andamento e até o final do ano serão entregues à população.
O evento contou com a presença da primeira-dama, Ivana Paula, da comunidade e de diversas autoridades, entre secretários e vereadores municipais.
Foto: Thiago Canuto/Ascom-PMC