O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota lamentando o falecimento do embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, e de sua esposa, a embaixatriz Vera Lúcia Ribeiro Estrela de Andrade Pinto, em acidente de carro (táxi) ocorrido nsta quarta-feira (8) no sul da Itália.
O governo libanês havia concedido a “agrément” (concordância) a Andrade Pinto em abril e sua designação ainda não havia sido submetida à apreciação do Senado Federal.
O embaixador foi cônsul-Geral do Brasil em Milão desde 2015. Ele ingressou no Itamaraty em 1978. Segundo o MRE, o diplomata serviu na Delegação Permanente em Genebra, na Missão do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York e nas embaixadas do Brasil na Cidade do México e em Ottawa (Canadá), como ministro-conselheiro e posteriormente embaixador. Ele também foi embaixador do Brasil no Haiti.
No Ministério das Relações Exteriores, o diplomata atuou como diretor do Centro de Estudos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e subsecretário-geral de política III (África, Oriente Médio e CPLP).