Católicos devotos de Nossa Senhora de Fátima festejam nesta segunda-feira (13), com uma série de missas em Salvador e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, o Dia da Santa Padroeira dos Três Pastorinhos de Portugal.
Na capital baiana, as celebrações ocorrem no Santuário de Fátima, que fica no Colégio Antônio Vieira, no Garcia; na igreja em Stella Maris e no templo religioso no Acupe de Brotas. Já em Lauro de Freitas, as missas serão na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena, localizada no bairro de Itinga.
Conforme registrado pela Igreja Católica, em maio de 1917, o Papa Bento XV, em meio a Primeira Guerra Mundial, convocou os fiéis para se unirem em oração e pedir à Nossa Senhora que intercedesse na guerra e trouxesse paz. Oito dias após a convocação do Papa, em resposta às orações, Nossa Senhora de Fátima fez sua primeira aparição, em 13 de maio de 1917, na pequena aldeia de Fátima, em Portugal.
Nossa Senhora teria aparecido em um local chamado “Cova de Iria”, para três pequenos pastores: Lúcia, Francisco e Jacinta. Assustados, eles quiseram correr, mas Nossa Senhora logo os tranquilizou e pediu que não tivessem medo, pois ela vinha do céu. Segundo relato dos próprios pastorinhos, a visão era de uma “Senhora mais brilhante que o Sol”, e em suas mãos pendia um Rosário. A santa disse às crianças: “Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez”.
De acordo com os católicos, as aparições aconteceram sete meses seguintes conforme o prometido. Antes de ir embora, Nossa Senhora de Fátima ressaltou: “Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra”.
Programação:
Paróquia Nossa Senhora de Fátima no bairro do Garcia
6h: Alvorada, seguida do ofício de Nossa Senhora
7h30: Missa com a presença da Legião de Maria
10h: Missa com a presença do apostolado da oração, Movimento
Carismático de Assis e ronda da solidariedade.
16h: Missa com unção dos enfermos
17h30: Terço dos homens
19h: Missa solene da festa presidida por Dom Hélio Pereira
Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Stella Maris
6h30 com a recitação do ofício de Nossa Senhora.
7h – Missa pelos devotos da Mãe Jesus
9h – Missa pelos falecidos
18h – RECITADO O TERÇO
19h30 – Missa festiva presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.
É importante ressaltar que, durante o novenário, os fiéis podem realizar gestos concretos por meio da doação de alimentos não perecíveis e de materiais descartáveis. Além disso, neste período serão realizados seminários para a comunidade.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima No Acupe de Brotas
13 de maio:
12h – Missa presidida pelo pároco Valter Ruy.
19h – Missa festiva presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena (Itinga, Lauro de Freitas)
13 de maio – Missa de abertura da Missão Mariana, na Matruz, às 19h30
14, 15 e 16 de maio – Missas às 7h e às 18h
16 de maio – após a Missa das 18h haverá exibição do vídeo com as mensagens de Nossa Senhora de Fátima
17 de maio – Missas às 7h e 18h, esta seguida da imposição de escapulários de Nossa Senhora do Carmo
18 de maio – Missas às 7h30 e 19h, esta seguida de procissão luminosa
19 de maio – Missa de encerramento da Missão Mariana, às 18h, com a solene coroação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
Confissões: todos os dias durante a missão, das 9h30 às 12h e das 15h30 às 19h.Obs: O Santíssimo Sacramento ficará exposto todos os dias da missão na Matriz Nossa Senhora da Conceição, das 08h30 às 17h30.