26 de novembro de 2024
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Campanha Dia Livre de Imposto mobiliza 180 lojas em Salvador

Campanha Dia Livre de Imposto mobiliza 180 lojas em Salvador

Em Salvador, aproximadamente 180 pontos de venda participam, durante toda quinta-feira (30), da Campanha Dia Livre de Imposto. Quem passar por lojas, postos e outros empreendimentos pode se deparar com grandes promoções. Empresas e associações de comerciantes colocam à venda produtos retirando a parte relativa a tributos cobrados por entes públicos federais, estaduais e municipais.

A mobilização visa a chamar a atenção de cidadãos, do setor econômico e de autoridades para problemas do sistema tributário brasileiro, como o grau de incidência de impostos, a complexidade das taxas cobradas e a falta de transparência nessas modalidades de arrecadação.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Salvador,estão inclusas unidades do Shopping da Bahia e Shopping Barra, que aderiram à campanha. Há também pontos de venda fora dos centros comerciais participando, a exemplo do Boteco do Caranguejo, Rancho do Bolo, Bravo Burguer e o parque Big Jump.

Desconhecimento – Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 74% dos consumidores entrevistados não procuram saber o quanto pagam de imposto. Apenas 26% vão atrás da informação, em práticas como a conferência da nota fiscal. Desde 2013, é obrigatório discriminar nas notas fiscais a parcela aproximada referente aos tributos de um determinado bem ou serviço.

Além disso, a pesquisa da CNDL ouviu micro e pequenos empresários sobre o nível de conhecimento dos encargos tributários em suas atividades. Dos entrevistados, metade não sabia dizer quanto do faturamento ia para o pagamento de impostos, 31% relataram ter uma noção aproximada e 14% afirmaram conhecer esse percentual.

Entre essa amostra de empreendedores, 65% defenderam uma reforma tributária no país. A avaliação de 90% foi de que o sistema tributário é injusto. Entre os consumidores ouvidos, 95% avaliaram a taxação de atividades comerciais no Brasil como pouco transparente.




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