O presidente americano, Donald Trump, recomendou ao Reino Unido que deixe a União Europeia sem obter um acordo e sem pagar o que deve ao bloco, caso os parceiros europeus não atendam a suas exigências. Ele deu entrevista ao jornal Sunday Times às vésperas de sua chegada ao Reino Unido, nesta segunda-feira.
“Se não consegue o acordo que quer, se não consegue um acordo justo, então vá embora”, disse Trump em referência à saída do Reino Unido do bloco.
Trump falou ainda sobre a quantia devida pelo Reino Unido ao Orçamento do bloco que vai de 2014 a 2020, afirmando que, se não houver um acordo favorável, os britânicos não devem quitar sua dívida.
O presidente americano criticou o governo britânico por não ter incluídoo ultranacionalista Nigel Farage, líder do Partido do Brexit, nas negociações com a União Europeia.
“Gosto muito do Nigel. Ele tem muito a contribuir”, afirmou.
No sábado, Trump já tinha dado opiniões sobre a política no Reino Unido em entrevista ao tabloide The Sun. Na ocasião, o líder americano afirmou que o ex-ministro britânico das Relações Exteriores Boris Johnson seria um premier “excelente”. Atualmente, há 13 candidatos à sucessão de Theresa May, que anunciou que deixará a liderança do Partido Conservador em 7 de junho, abrindo caminho para sua sucessão à frente do governo do Reino Unido.
“Sempre gostei dele. Não sei se vai ser eleito, mas acredito que é um ótimo cara, uma pessoa muito talentosa”, afirmou Trump sobre Johnson em entrevista ao Sun.