O presidente Jair Bolsonaro comentou nesta sexta-feira (07) a possibilidade de criação de uma moeda única para Brasil e Argentina, batizada de peso real.
“O Paulo Guedes nada mais fez do que dar um primeiro passo para um sonho de uma moeda única na região do Mercosul, o peso real”, afirmou em Buenos Aires. “Como aconteceu o euro lá atrás, pode acontecer o peso real aqui.”
Ao ser perguntado se uma moeda única com a Argentina não implicaria um preço para o Brasil, o presidente disse que “em todo casamento alguém perde alguma coisa e ganha outras” e que ele é “a favor do casamento”.
Em nota divulgada na madrugada desta sexta-feira, o Banco Central informou que não tem projetos ou estudos em andamento para uma união monetária com a Argentina, e que o que existe são “diálogos sobre estabilidade macroeconômica, bem como debates acerca de redução de riscos e vulnerabilidades e fortalecimento institucional.
Concluída missão à Argentina, estamos retornando ao Brasil! Muito produtiva a missão oficial, honrado por ter feito parte desta comitiva histórica. Bom dia! pic.twitter.com/1yDGNaBS4D
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) 7 de junho de 2019