Um equipamento de serviços voltados para facilitar a vida de quem deseja empreender com sucesso em Camaçari. Essa é da Central do Empreendedor e Hub de Negócios, inaugurada na noite desta quinta-feira (06), na Casa do Trabalho. Idealizada através do convênio da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Central permitirá que o cidadão se formalize em um curto período de tempo e adquira toda assessoria técnica, contábil e de desenvolvimento profissional.
Com o auditório principal da Casa do Trabalho lotado de artesãos, profissionais de gastronomia, permissionários, contadores, empresários e de adolescentes do programa Menor Aprendiz, a programação do evento de inauguração iniciou com uma série de palestras sobre empreendedorismo, carteira do artesão e investimentos para o município. “Realçamos a necessidade dos artesãos se formalizarem, para que possam buscar mais benefícios profissionais, inclusive com a Carteira do Artesão, que é nosso próximo desafio para impulsionar o respaldo que a categoria precisa”, enfatizou Sineide Lopes, palestrante e coordenadora da pasta de Economia Solidária do município.
“A Central do Empreendedor é fruto do forte trabalho do governo com o Sebrae, por meio do investimento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), no qual teve prioridade para ser incorporada, através do Hub de Negócios”, informou André Coelho, também palestrante no evento, que é o coordenador de Programação da Diretoria de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Governo (Segov).
Graças ao trabalho das pastas do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), da Fazenda (Sefaz) e da Saúde (Sesau), que irão atuar conjuntamente na Central do Empreendedor, seu Ivair de Oliveira, que há 10 anos possui um mercado na Costa de Camaçari, e não conseguia regularizar o negócio, teve, enfim, a satisfação de ser o primeiro empreendedor a ter o alvará lavrado no espaço, em apenas 20 minutos. “Nem acreditei quando recebi a notícia que consegui me formalizar. Foram anos tentando e graças a esse equipamento, resolvi todas as minhas pendências”, declarou o microempresário.
A cerimônia de inauguração ocorreu no foyer da Casa do Trabalho e contou com uma gama de autoridades governamentais e sociedade civil. “Camaçari se consolida como cidade empreendedora, que respeita e é comprometida com os profissionais que moram aqui. Desenvolver é ser dinâmico e plural, e a Central do Empreendedor é o maior canal de acesso para quem busca maior rentabilidade, legalidade e segurança no negócio”, afirmou Waldy Freitas, secretário do Desenvolvimento Econômico municipal, que realizou toda interlocução para instalação da Central.
Esteve também presente na solenidade, o superintendente do Sebrae/ Bahia, Jorge Khoury, que avaliou o equipamento como o estopim para a ampliação de geração de renda. “A sacada do prefeito em investir no pequeno e micro empreendedor, credita o município a alçar rumos estratégicos de desenvolvimento com resultados incríveis. Diante do atual cenário que o país enfrenta, ter gestores que investem na profissionalização dos munícipes é um grande diferencial”, parabenizou o representante geral da instituição.
Hoje, o município possui cerca de 2.800 empresas com pendências em seus processos de regularização e a meta é que em 15 dias de funcionamento da Central do Empreendedor, esse número caia pela metade, resultando na maior facilidade de negociação do comércio e geração de emprego.
“A Central do Empreendedor é o local destinado para receber os feirantes, ambulantes, e quem mais tiver o sonho de ter seu próprio negócio. Pensando nisso, a prefeitura se preparou durante meses para atender as demandas dos empreendedores que tinham dificuldade em se formalizar e conseguir linhas de crédito”, pontuou o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo. A central do Empreendedor funciona de segunda a sexta, das 9h às 15h.
Foto: Thiago Canuto/Ascom-PMC