26 de novembro de 2024
  • :
  • :

ACM Neto autoriza o Morar Melhor para 282 casas em Castelo Branco

ACM Neto autoriza o Morar Melhor para 282 casas em Castelo Branco

Jaciara Bispo, de 52 anos, e Daniele Dias, de 27 anos, são moradoras, respectivamente, dos Loteamentos São Cristóvão I e II, comunidades carentes localizadas em Castelo Branco. Com rotinas distintas, elas têm um ponto em comum, que passou a dar uma nova perspectiva de vida a ambas: a reforma das próprias residências que estavam em situação precária, através do Morar Melhor.

Tendo as próprias residências prontas, como modelo, elas fazem parte das 282 famílias beneficiadas pelo programa municipal na localidade. A ordem de serviço para início imediato das obras assinada pelo prefeito ACM Neto, acompanhado de gestores, autoridades e população, em evento realizado na noite desta segunda-feira (5), na Rua Novos Talentos, no próprio bairro.

“É uma emoção muito grande ver o Morar Melhor chegando, reformando e melhorando as casas, realizando sonhos como os de dona Jaciara e de Daniele. São pessoas que, por falta de condições econômicas, não conseguiriam fazer obras na própria residência. Nunca imaginamos, ao desenvolver o Morar Melhor, que ele tivesse esse alcance todo e que fosse se tornar, talvez, o principal programa social, habitacional e de reforma de casas do país”, afirmou o prefeito.

Transformação – Acompanhada do marido e do filho de sete meses, Daniele revelou a transformação que possibilitou mais conforto e felicidade à família. “Ganhei essa casa de herança da minha mãe, mas nunca consegui fazer nada para melhorar. Não sabia o que era pior: se quando chovia, porque molhava tudo, ou quando fazia sol, pois era muito calor. Agora, tem nova fachada, telhado, portas e janelas, banheiro. Tô muito feliz e só tenho a agradecer”, contou.

O relato mais marcante foi o de dona Jaciara, que possui apenas gatos e cágados como companhia. Com lágrimas nos olhos, que chegaram até mesmo a emocionar o prefeito, ela contou que a casa estava, literalmente, caindo aos pedaços. A transformação foi tanta que ela recebeu diversos itens dos vizinhos para a moradia completamente renovada. “Eu morava em um barraco e, agora, estou em um palácio. Se Deus viu que eu merecia isso, eu agradeço”, disse.

Demais melhorias – Além do Morar Melhor, a região à margem da Via Regional receberá outras intervenções da Prefeitura. No Loteamento São Cristóvão II, serão construídas uma quadra e uma praça. No Loteamento São Cristóvão I, está em projeto a requalificação da quadra e foi feita a limpeza do canal. Ambas as localidades ganharam melhorias na pavimentação.

Funcionamento – O programa de melhoria habitacional é voltado para residências situadas em comunidades carentes e abrange a requalificação das unidades, recuperando os componentes estéticos de forma que possibilite aos moradores mais conforto. As intervenções contemplam serviços de pintura e reboco, troca de esquadrias, substituição de vasos sanitários e pias, além da recuperação ou troca de telhado.

A seleção é feita de acordo com critérios técnicos do programa, como locais com maior número de casas sem alvenaria ou revestimento; residências que possuem moradores abaixo da linha de pobreza (renda per capita inferior a R$ 85/mês); e que tenham predominância de mulheres chefes de família. Desde 2015, quando o Morar Melhor passou a ser executado em Salvador, cerca de 25 mil casas já foram recuperadas, em 110 localidades atendidas, a exemplos de Calabetão, Dom Avelar, Alto das Pombas, Calabar, Cosme de Farias, Luís Anselmo, Vila Canária, Pau da Lima, entre outras.

Em 2017, o Morar Melhor foi premiado com o Selo de Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social. O selo, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, é conferido a projetos que apresentam resultados de boas práticas em habitação.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *