28 de novembro de 2024
  • :
  • :

Morar Melhor vai reformar 200 casas no Jardim Santo Inácio

Morar Melhor vai reformar 200 casas no Jardim Santo Inácio

O jovem casal Naiane Mota e Ricardo Mendonça, de 28 e 24 anos, respectivamente, mal disfarçava a alegria ao ver a própria residência transformada pelo Morar Melhor. A casa onde moram com os filhos Guilherme, Riana, Vitória e Hillary é uma mostra de como ficarão os demais 199 imóveis em situação precária que passarão por intervenção promovida pelo programa municipal no bairro de Jardim Santo Inácio, após ordem de serviço assinada no local pelo prefeito ACM Neto na noite desta terça-feira (20), na Rua Ernesto Araújo.

Acompanhado do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais autoridades e população, o prefeito ressaltou a motivação da administração municipal em realizar o programa. “São pessoas que esperavam há muito tempo por essa conquista de ter a casa reformada e proporcionar à família uma condição mais confortável de vida. O programa Morar Melhor realmente está ajudando a transformar a vida das pessoas mais pobres da cidade”, afirmou ACM Neto.

Naiane lembrou da surpresa quando soube que era uma das selecionadas para o programa. “Fiquei numa felicidade muito grande. Queria muito que meus filhos vivessem em um ambiente melhor. Aqui mesmo não tinha nem janela, era bastante abafado. Agora, minha casa está linda. Só tenho a agradecer”, falou a cuidadora de idosos, que ainda revelou um segredo: não para de tirar fotos da nova casa.

Mendonça ressaltou o quanto o programa foi importante para a família. “Aqui a situação era muito precária. Quando chovia, meu Deus, era um sufoco. Tínhamos que tirar as crianças do quarto para não se molharem, por causa do telhado. Se fôssemos fazer uma reforma dessas, a gente ia levar muito tempo, mesmo. É um sonho realizado”, completou o autônomo.

Funcionamento – De acordo com o vice-prefeito, o programa já é um dos mais solicitados à Prefeitura pela população. “Já estamos trabalhando para realizar a terceira etapa e continuar melhorando a vida das pessoas. Isso porque a gente sabe que não há nada mais importante para uma família do que a própria casa”, afirmou Bruno Reis.

O Morar Melhor é voltado para residências situadas em comunidades carentes. Por meio dela, componentes básicos e estéticos dos imóveis são recuperados, dando mais conforto e segurança aos moradores. São feitos serviços de pintura e reboco, troca de esquadrias e substituição de vasos sanitários e pias, além da recuperação ou troca de telhado.

Desde 2015, quando o Morar Melhor passou a ser executado em Salvador, cerca de 25 mil casas já foram recuperadas. Foram beneficiadas localidades como Calabetão, Dom Avelar, Alto das Pombas, Calabar, Cosme de Farias, Luís Anselmo, Vila Canária e Pau da Lima, entre outras.

A seleção é feita de acordo com critérios técnicos do programa, como locais com maior número de casas sem alvenaria ou revestimento; residências que possuem moradores abaixo da linha de pobreza (renda per capita inferior a R$ 85/mês); e que tenham predominância de mulheres chefes de família.

Foto: Valter Pontes/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *