1 de novembro de 2024
  • :
  • :

Bruno Reis participa de bloco temático na Semana do Clima nesta quarta

Bruno Reis participa de bloco temático na Semana do Clima nesta quarta

Dentro da programação da Semana do Clima da América Latina e Caribe, no Salvador Hall (Paralela), será realizado nesta quarta-feira (21), às 16h, o bloco temático Soluções Baseadas na Natureza – Ecossistemas Oceânicos e Recursos Hídricos. Coordenada pela organização não-governamental The Future Ocean Aliance (FOA) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a atividade contará com a presença do vice-prefeito Bruno Reis.

O debate visa promover troca de experiências, identificando cases de sucessos, necessidades e desafios para obter recomendações que possam melhorar a resiliência e adaptação de impactos nas áreas oceânicas e costeiras. Na ocasião, será apresentado o relatório especial elaborado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), em 2018, acerca do “Aquecimento Global de 1,5°C Acima dos Níveis Pré-industriais”.

O documento é um dos textos científicos mais importantes sobre a mudança climática e orienta a tomada de decisões dos governos no aprimoramento de seus compromissos climáticos nacionais em relação ao Acordo de Paris.

O relatório deixa claro que permitir que as temperaturas globais subam 2°C acima dos níveis pré-industriais terá consequências ainda mais devastadoras ao planeta, acarretando na perda de habitats naturais e de espécies, na diminuição de calotas polares e no aumento do nível do mar, trazendo ainda efeitos diretos na saúde populacional e no crescimento econômico.

Além de Bruno Reis, o bloco temático terá apresentações do titular da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), André Fraga; de Tomasz Chruszczow, membro da Parceria de Marrakesh para a Ação Climática Global (MPGCA) da Convenção-Quadro das Nações Unidas; de Isabel Torres de Noronha, presidente da Future Ocean Alliance; e de Thelma Krug, vice-presidente do IPCC.

Também farão parte do debate: Carlos Fuller, presidente e principal negociador da AOSIS; Telma Rocha, coordenadora da fundação Avina; Olivier Robinet, chefe do Departamento de Assuntos Internacionais do Ministério da Transição Ecológica e Inclusiva, da França; Frederico Saraiva Nogueira, vice-presidente do COI/ Unesco; e Raúl Delgado, especialista chefe em Mudança Climática do BID.

Impacto – Além de aquecimento global, o aumento de emissões de gases do efeito estufa na atmosfera também tem provocado efeitos devastadores na vida marinha e na saúde dos oceanos, como perda de oxigênio nos mares, a morte de recifes de corais e acidificação das águas.

Mais de 90% da energia armazenada pelos gases do efeito estufa, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), vão parar nos oceanos, o que consequentemente provoca o aumento da temperatura nesses ambientes.

A presidente da Future Ocean Alliance, Isabel Torres de Noronha, uma das palestrantes do bloco temático Soluções Baseadas na Natureza – Ecossistemas Oceânicos e Recursos Hídricos, da Semana do Clima em Salvador, conta que 80% da poluição no mar são provenientes dos resíduos produzidos pelo ser humano na terra. “Volumes de águas tóxicas afetam a segurança alimentar e a saúde, exatamente porque os peixes ficam impróprios para consumo e as pessoas, ao comê-los, podem ficar doentes”.

Isabel acrescenta que, além da pesca, o turismo também sofre com os impactos dos oceanos e que é necessário investir em infraestrutura verde e na preservação de ecossistemas como recifes e mangues, já que estes também capturam o dióxido de carbono.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *