26 de novembro de 2024
  • :
  • :

Hospital Santa Izabel integra #SetembroDourado pelo combate ao câncer infantojuvenil

Hospital Santa Izabel integra #SetembroDourado pelo combate ao câncer infantojuvenil

A fachada do Hospital Santa Izabel ganhou este mês uma iluminação especial em referência ao Setembro Dourado. A iniciativa é voltada a conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer infantojuvenil, principal causa de morte de crianças e adolescentes de zero a 19 anos. De acordo com estimativas feitas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano são registrados 12 mil novos casos de câncer nessa faixa etária.

O oncopediatra do Hospital Santa Izabel, Bruno Freire, diz que a principal forma de combate é o diagnóstico precoce. “Não há método de rastreamento para detecção de câncer na faixa etária pediátrica, então quanto antes for detectada a doença, maiores as chances de cura”, afirma. O câncer infantojuvenil tem sintomas que são comuns a muitas doenças, por isso a importância de os pais ficarem atentos e fazer um acompanhamento pediátrico de rotina.

Febre, palidez, aumento do volume abdominal, hematomas ou sangramentos pelo corpo e surgimento de linfonodos (popularmente conhecidos como ínguas) estão entre os principais sintomas, a depender do tipo de câncer – o INCA aponta que os mais comuns entre crianças e adolescentes são leucemia, linfomas e tumores do sistema nervoso. Em alguns casos, pode se manifestar dor de cabeça constante associada a vômitos, crise convulsiva e perda de peso.

No Santa Izabel, as crianças e adolescentes em tratamento oncológico são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de oncologia, hematologia, pediatria, odontologia, psicologia, terapia ocupacional, assistência social, fisioterapia, enfermagem e farmácia, além de toda a estrutura laboratorial. Eles também podem frequentar a Escola Hospitalar, cujas atividades são ministradas por professores e pedagogos.

Além disso, crianças e familiares oriundas do interior e em situação de vulnerabilidade socioeconômica contam com a Casa de Saúde Solange Fraga, que integra a estrutura da Santa Casa da Bahia. No local, eles recebem hospedagem, seis refeições diárias, apoio psicossocial e demais necessidades até a conclusão do tratamento.

Realizada em parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), a campanha do Setembro Dourado no Hospital Santa Izabel conta ainda com distribuição de laços dourados e panfletos informativos para pacientes e familiares.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *