26 de novembro de 2024
  • :
  • :

Comércio espera criar 4 mil vagas temporárias na Bahia neste final de ano

Comércio espera criar 4 mil vagas temporárias na Bahia neste final de ano

As estimativas apontam que o Natal de 2019 trará um faturamento de R$ 1,7 bilhão em negócios no comércio na Bahia, implicando num aumento da contratação de profissionais temporários. Isso foi o que verificou um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que estima que a oferta de vagas temporárias será a maior em seis anos.

Segundo projeção da entidade, serão contratados 91 mil trabalhadores temporários neste fim de ano para atender ao aumento sazonal das vendas. O número é 4% maior do que o registrado em 2018 (87,5 mil). O Natal é a principal data comemorativa do varejo e deve movimentar R$ 35,9 bilhões em 2019, em todo o País. Na Bahia, espera-se 4 mil postos de trabalho para temporários.

Outra boa notícia é que, segundo o mesmo levantamento, a expectativa de absorção definitiva desses trabalhadores será de 26,1%, também o maior percentual dos últimos anos. “A ainda lenta recuperação da economia e, naturalmente, do consumo desde o fim da recessão deverá, no entanto, impedir mais uma vez que o varejo promova taxas de efetivação superiores a 30%, como costumava ocorrer até 2014”, explica o economista da CNC Fabio Bentes.

De acordo com Bentes, as previsões são baseadas em aspectos sazonais das admissões e desligamentos no comércio varejista registrados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e consideram um cenário de variação de +4,8% das vendas de Natal em 2019. “Do ponto de vista da reativação do consumo, a segunda metade deste ano tende a favorecer as vendas e contratações voltadas para as datas comemorativas do segundo semestre”, esclarece o economista, salientando que inflação baixa, juros básicos no piso histórico, prazos mais amplos para a quitação de financiamentos e, principalmente, a liberação de recursos extraordinários, como os saques no FGTS e no PIS/Pasep, contribuirão para a retomada parcial do nível de atividade do setor até dezembro de 2019 .

Com uma postura parecida, a consultora de recursos humanos e CEO da Carpediem RH Aliesh Costa, ressalta que a oferta maior de empregos temporários nesta época do ano se deve à grande demanda de vagas geradas principalmente pelos setores de Comércio e Serviços, em decorrência do Natal.

“O movimento de contratações vem vindo em uma crescente e já se iniciou há um mês, também impulsionado pelo Dia das Crianças”, destaca a consultora, salientando que a maior parte das vagas temporárias é no comércio, devido a um movimento de clientes acima do normal.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *