O prosseguimento das ações de limpeza das manchas de petróleo nas praias, que atingiram a região Nordeste e chegaram à capital baiana desde o último dia 10, foi discutido pelo prefeito ACM Neto e pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, em reunião realizada na tarde desta terça-feira (22), no Palácio Thomé de Souza. No encontro, que contou também com a presença de representantes do 2º Distrito Naval, os gestores reafirmaram o compromisso de atuar em conjunto para a continuidade da operação.
Na ocasião, o prefeito informou ao ministro Azevedo a autorização para ampliar o contingente de agentes envolvidos na operação – de 400 para 600 pessoas -, assim como um número maior de maquinários para a limpeza fina das praias, ação que está sendo realizada através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Também foi noticiado à autoridade federal o êxito da limpeza nas pedras, com a utilização de um jato envolvendo água e areia para a retirada dos resíduos, e que não haverá qualquer limite municipal de orçamento e recursos no esforço de garantir a retirada do material nas praias.
“O que importa é que a Prefeitura estará, como desde o início, em absoluta prontidão e trazendo as respostas com o máximo de urgência e brevidade possível. A disposição é de colaborar com o esforço do Ministério da Defesa e reconhecer o trabalho e a importância de o ministro estar aqui hoje e mobilizar toda a sua equipe, com envolvimento das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). Essa disposição da pasta de dar todo o suporte e apoio no litoral baiano, especialmente de Salvador, para enfrentar essa crise, é muito importante”, declarou ACM Neto.
“Não adianta ficar procurando culpados e nem desculpas. Agora, o esforço tem que ser no sentido de limpar as praias e é o que vamos fazer com o máximo de compromisso. Vai ser suplementado o que for necessário ser”, finalizou o prefeito.
Foto: Max Haack/Secom-PMS