A nova diretoria da Associação Brasileira de Agências de Publicidade na Bahia (Abap-BA) tomou posse nesta sexta-feira (08), em cerimônia no restaurante Amado, tendo à frente o publicitário Cláudio Carvalho. A entidade chega aos 41 anos congregando 14 das principais agências de publicidade do estado.
O evento reuniu representantes das principais agências, entidades do setor, veículos de comunicação e do mercado anunciante, entre eles o Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-Bahia), Associação Brasileira do Mercado Publicitário (ABMP-BA), Clube de Criação da Bahia, Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior (Sepex), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Federação do Comércio (Fecomércio-BA), Federação das Indústrias (Fieb) e Sebrae.
Carvalho já presidiu a entidade entre 2001 e 2003 e é filho do fundador e primeiro presidente da seccional baiana, Fernando Carvalho. A nova diretoria (2019/2021) é composta também por Américo Neto (vice-presidente), Clóvis Eugênio Lima (financeiro), Marta Dória (cultural), Vitor Barros (desenvolvimento), Leonardo César (capacitação) e Eduardo Santos (gestão).
O presidente da Abap nacional, Mario D’Andrea, destacou a importância da entidade nos 70 anos de atuação no país, reflexo do papel de relevância conquistado pela publicidade brasileira, uma dos mais respeitadas do mundo devido ao “profissionalismo, qualificação e auto-regulamentação”, como apontou . Ele citou que o país ocupa a sexta posição no mercado mundial do setor.
Para Cláudio Carvalho, o mercado publicitário é um dos grandes ativos também da Bahia. “A criatividade brasileira nasceu aqui, somos matriz cultural e criativa, e não é diferente na publicidade. Exportamos novos talentos o tempo todo, desafio e liberdade são palavras que movem essa nova geração”, afirma. Carvalho indicou posicionamento, estratégia criativa e critérios técnicos como fatores a embasar o trabalho, no sentido de indicar as melhores escolhas para os anunciantes, especialmente nos momentos de dificuldade, que servem como “oportunidade para se reinventar e descobrir novos caminhos”.
A posse foi encerrada com a apresentação do case Magalu por Marcelo Silva, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo e Conselheiro da Magazine Luiza, que também tratou de engajamento e cultura digital. “O planejamento estratégico de cinco anos não cabe mais, as empresas precisam se reinventar o tempo todo”, analisa.
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