30 de abril de 2024
  • :
  • :

Exposição no Centro de Cultura da Câmara reafirma grandeza de Santa Dulce dos Pobres

Exposição no Centro de Cultura da Câmara reafirma grandeza de Santa Dulce dos Pobres

Criador de obras dedicadas a Irmã Dulce, o artista plástico Félix Sampaio expõe no Centro de Cultura da Câmara Municipal a mostra ‘Ave Dulce’. Inaugurada na tarde de terça-feira (12), a exposição reúne 13 pinturas da primeira santa brasileira e uma escultura marmorizada do Anjo Bom do Brasil, além de uma escultura da face de Jesus Cristo, contemplando a Baía de Todos os Santos na parte externa do foyer.

Para o presidente da Câmara, Geraldo Júnior (SD), são obras belíssimas que a população de Salvador merece apreciar. “Tive a oportunidade de ver esta exposição em Roma, no Vaticano, por isso, fiz o convite a Félix Sampaio. É de grande importância essa mostra sobre a primeira santa do país para a cidade. Ela que teve o coração maior do que as mazelas de todo o mundo e que o exemplo dela seja para todos os visitantes”, disse. Geraldo completa que a Câmara também é cultura e está de portas abertas para receber o cidadão soteropolitano”.

Com 30 anos de carreira, Félix Sampaio tem um traço figurativo e que também caminha, dependendo do tema, para o abstracionismo.

“Aqui é a casa do povo e Irmã Dulce tem tudo a ver com o povo. Quando apareceu a oportunidade de estar aqui achei que casou legal e trouxe o trabalho dela retratado nas minhas pinturas e esculturas. As pinturas possuem técnica mista, com tinta acrílica e contornos em ouro 22 quilates”, explica o artista. A mostra permanece em cartaz até o dia 19 de novembro e pode ser prestigiada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O evento teve como trilha sonora o toque da sanfona do músico Dener Santana e também a presença de religiosos, amantes da arte e os vereadores, além do presidente Geraldo Júnior, Demetrio Oliveira (DEM), Marta Rodrigues (PT), Téo Senna (PHS), Joceval Rodrigues (Cidadania), Henrique Carballal (PV), Aladilce Souza (PCdoB), Odiosvaldo Vigas (PDT), Sérgio Nogueira (PSDB), Alexandre Aleluia (DEM), Cezar Leite (PSDB), Toinho Carolino (Podemos), Orlando Palhinha (DEM) e Moisés Rocha (PT).

Dedicação às obras – Félix Sampaio vem se destacando na cena das artes plásticas com um trabalho que prima pela técnica e também pela escolha dos temas. A escultura da primeira santa do Brasil feita pelo artista e instalada no Santuário das Obras Sociais Irmã Dulce, na Cidade Baixa, tem atraído as atenções de turistas, devotos e admiradores de Irmã Dulce. Desde 1995, Félix trabalha para as obras com fotografias e esculturas.

Para o artista, o convite feito pela Câmara Municipal é importante para aproximar a população da cultura e da arte. “Esta é uma oportunidade de divulgar a exposição para o povo, é mais um espaço onde essas obras tão importantes vão ser vistas”, afirmou Félix Sampaio.

Foto: Valdumiro Lopes/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *