Mais de oito mil produtores rurais baianos serão atendidos dentro do Programa Prospera Semiárido, lançado ontem para um auditório superlotado, na sede, em Feira de Santana a 108 quilômetros de Salvador.
A Bahia tem o maior número de participantes entre os 18 mil produtores relacionados pelo programa de benefício com Assistência Técnica e Gerencial (Ateg), por meio de um trabalho desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“Hoje, dos quatro milhões e meio de produtores do Brasil, apenas 400 mil são responsáveis por 84% de toda a produção”, disse o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Marins, durante o lançamento do projeto.
Para Martins, esta realidade só poderá ser alterada com uso de tecnologia e inovação, daí a necessidade de levar a assistência técnica e gerencial para o homem do campo, conforme experiência testada e validada ao longo dos anos.
Já o presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, atribui o principal fator de mudança ao próprio desempenho do produtor rural, que deve ser, segundo ele, “protagonista da própria história”.