O Parque Social da Prefeitura de Salvador é um dos vencedores do Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2019 da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA). A instituição foi escolhida, dentre outras relevantes iniciativas, na modalidade Gestão de Pessoas – Sustentabilidade.
A organização social já havia ganho por duas vezes consecutivas, em nível estadual, nos anos de 2017 e 2018, o prêmio Ser Humano da ABRH, com os programas Agente da Educação e Comunidade Empreende (PCE). Devido a excelente pontuação o PCE possibilitou que a ONG também disputasse o prêmio nacional, vindo a ser um dos classificados.
O Programa Comunidade Empreende, uma tecnologia criada pelo Parque Social, está alinhado com cinco Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tem a finalidade de disseminar a cultura de autodesenvolvimento nas comunidades de Salvador, através do empreendedorismo social, potencializando empreendedores sociais, organizações comunitárias, ativos da comunidade e a educação cidadã. Já foi realizado no Bairro da Paz, Centro Histórico e na região do Nordeste de Amaralina.
Dentre as práticas oferecidas pelo PCE estão o acompanhamento das iniciativas próprias de grupos da comunidade, a realização de planos de negócio, comunicação e financeiro, criação da identidade visual completa dos produtos, além de cursos de oratória, postura e pitch. De acordo com a presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães, esse prêmio é o reconhecimento e a consolidação de um trabalho diferenciado que a instituição tem desenvolvido.
“É uma honra receber essa homenagem. Trabalhamos na perspectiva inovadora, transformadora, com um olhar especial para a valorização do potencial das pessoas e das comunidades. Este prêmio é um estímulo para continuarmos desenvolvendo tecnologias de amplo alcance e de impacto social, sempre com o propósito de promover maior inclusão e redução as desigualdades sociais”, destacou a presidente.
Foto: Divulgação/Secom-PMS