O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do Democratas, afirmou que o governador Rui Costa (PT) reconheceu a necessidade da reforma da Previdência ao encaminhar à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o sistema previdenciário do estado. Segundo o deputado, Rui tinha até o meio do próximo ano para enviar uma PEC ao Legislativo para adequar a Previdência estadual à nacional a partir da reforma feita pelo Congresso.
“Mesmo assim, o governador preferiu fazer as mudanças logo, porque ele sabe que a reforma é necessária. Aliás, mais que necessária, a reforma é fundamental para salvar a Previdência estadual, cujo déficit ultrapassa os R$ 4 bilhões. Rui, enfim, decidiu reconhecer a necessidade da reforma”, afirmou o deputado.
Azi voltou a afirmar que Rui praticou estelionato eleitoral na campanha de 2018, quando disse ser contrário à reforma. “Poucas semanas após ter sido reeleito, ele mandou a sua reforma, aumentando a alíquota de contribuição dos servidores de 12% para 14%. Depois, ficou em cima do muro quando o Congresso estava debatendo a reforma, somente para jogar para a plateia”, criticou o democrata.