De 19 a 22 de dezembro o “Concerto Eletrônico de Natal – Paul McCartney a Mozart” – será realizado, sempre às 19h, ao ar livre, na frente do prédio da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus e nas janelas, a partir da apresentação de um espetáculo especialmente preparado pelo maestro Ângelo Rafael, que reunirá numa mesma apresentação, a OCSal – Orquestra de Câmara de Salvador, o Coral Ecumênico da Bahia, o solista (voz) Fábio Eça, o DJ Thiago Pugas e o teremista Rodolfo Lima, todos integrados realizando o espetáculo. Um teremista toca o teremim, primeiro instrumento eletrônico criado no mundo, em 1928, pelo inventor russo Léon Theremin.
Com cadeiras para abrigar a plateia, o Concerto Eletrônico de Natal terá do eletrônico ao acústico, do popular ao erudito, do instrumental ao vocal. “Fiz uma provocação ao maestro Ângelo Rafael para que ele explorasse múltiplas sonoridades unindo a OCSal a um DJ. Ele trouxe a ideia de um teremista e assim surgiu um concerto com amplo repertório e que vai trazer mais emoção ainda ao belo Natal que está sendo realizado pela Prefeitura de Salvador”, declara Eliana Pedroso, diretora de Gestão do Centro Histórico e responsável pela concepção artística do Pelourinho Dia e Noite.
Já o maestro Ângelo Rafael revela que além do DJ e do teremista, a OCSal contará com um “instrumento a mais”, uma guitarra que na verdade terá seu som emitido pela voz do solista Fábio Eça, que faz parte da banda de Boca. “O uso de novas sonoridades, mesclando o acústico e o eletrônico, DJ, o teremim e a intercessão da voz com a imitação de instrumentos eletrônicos traz novas possibilidades sonoras e impacto ao espetáculo, que será um concerto com repertório de clássicos natalinos, além de obras de J. S. Bach, A. Vivaldi, W. A. Mozart, H. Villa-Lobos, G. Gil, Ivan Lins, P. McCartney, dentre outros grandes compositores. Serão músicas que falam sobre amor, paz, coragem, para que a esperança invada nossos corações”, diz, entusiasmado.
Além da regência, o maestro assina e direção musical do concerto, que tem arranjos de Alexandre Espinheira, Ataualba Meirelles e Fernando Burgos (in memoriam). A iluminação cênica é de Irma Vidal e a produção de Simone Carrera.
Repertório:
Abertura – DJ solo (Thiago Pulgas) com badaladas dos sinos da Catedral
1° Movimento da Primavera (A. Vivaldi)
Adagio (Tomaso Albinoni), com: OCSal + DJ
1° Movimento do Eine Kleine Nacht Musik (W. A. Mozart), com: OCSal + DJ
Arioso (J. S. Bach), com: Theremim + OCSal + DJ. Arranjo: Alexandre Espinheira
Intermezzo da Cavalleria Rusticana (Pietro Mascagni), com: Theremim + OCSal + DJ. Arranjo: Alexandre Espinheira.
O Trenzinho do Caipira (H. Villa-Lobos), com: Theremim + OCSal + DJ. Arranjo: Alexandre Espinheira.
A Bandeira do Divino (Ivan Lins e Vitor Martins), com: Voz solo + OCSal + DJ. Arranjo: Ataualba Meirelles.
Novo Tempo (Ivan Lins e Vitor Martins), com: Voz solo + OCSal + DJ. Arranjo: Alexandre Espinheira.
A Paz (G. Gil), com: Voz solo + OCSal + DJ. Arranjo: Ataualba Meirelles.
Tempo Rei (G. Gil), Voz solo + OCSal + DJ. Arranjo: Alexandre Espinheira.
Noite Feliz (Franz Gruber), momento eletrônico, com: Voz solo (simulando saxofone ou trompete) + Theremim + DJ + teclado + plateia (letras distribuídas para o público). Arranjo coletivo.
Cânticos de Natal: Adeste Fideles / Surgem Anjos / Cristo Nasceu (arr. Fernando Burgos), com: CEB + OCSal + DJ. Arranjo: Fernando Burgos
Happy Day (Edwin Hawkins), com: Voz solo + CEB + OCSal + DJ. Arranjo: Ataualba Meirelles.
Let it be (Paul McCartney) e música incidental Ave Maria (Gounod), com: Voz solo + CEB + OCSal + DJ. Arranjo: Ataualba Meirelles.
Hey Jude (P. McCartney) com: Voz solo + CEB + OCSal + DJ. Arranjo: Ataualba Meirelles.
Foto: Ton Shübber/Divulgação