O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, anunciou nesta quinta-feira (16), na concentração do cortejo da Lavagem do Bonfim, no Comércio, que o espaço Boca de Brasa de Cajazeiras será inaugurado ainda este mês pela Prefeitura. Ao lado da nova sede da Prefeitura-Bairro da região, o espaço vai funcionar no segundo andar do Mercado Municipal de Cajazeiras, na parte que pegou fogo em 2017, após incêndio.
“Estamos finalizando os preparativos para a inauguração. Dessa forma, teremos oito espaços Boca de Brasa funcionando na cidade em 2020, sendo quatro nossos e outros quatro geridos por entidades parceiras. Isso representa um avanço significativo na disseminação da cultura em nossa cidade, estimulando manifestações artísticas dentro dos bairros e em regiões importantes, como Cajazeiras”, declarou Guerreiro.
Com diversas atividades artísticas e culturais, o Boca de Brasa visa fomentar a cultura nas comunidades, com foco na promoção da cidadania, por meio do incentivo às manifestações artísticas dos bairros da capital baiana. Atualmente, Salvador conta com três espaços do projeto pela Prefeitura: o Espaço Cultural Boca de Brasa de Vista Alegre, na escola modelo Subúrbio 360, o Espaço Cultural Boca de Brasa de Valéria o Espaço Cultural Boca de Brasa do Centro.
Outros quatro recebem financiamento via edital, com aporte financeiro de R$ 150 mil cada, estando localizados na Associação Cultural Quabales, Escola de Circo Picolino, Casa do Sol Padre Luís Lintner e a Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira. Algumas das atividades desenvolvidas são o Cine Clube Boca de Brasa, os Diálogos Boca de Brasa, o Palco Aberto e também oficinas voltadas para profissionalização artística e intercâmbio cultural em teatro negro por exemplo.
Foto: Valter Pontes/SECOM-PMS