O ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, disse neste domingo (26) que a capacidade de transmissão do coronavÃrus está se fortalecendo.
Dados divulgados pelo governo local no sábado (25) mostram que o número de mortes causadas pelo coronavÃrus na China chegou a 56, incluindo a primeira vÃtima fatal em Xangai. De acordo com a agência Reuters, 1.975 pessoas já tiveram diagnósticos da doença confirmados no paÃs e 49 estão curadas.
Segundo a Reuters, Ma afirmou ainda durante a coletiva que os esforços de contenção, que até agora incluem restrições de transporte e viagens e o cancelamento de grandes eventos, serão intensificados.
Ma disse também que o perÃodo de incubação do coronavÃrus pode variar de um a 14 dias, e que o vÃrus é infeccioso durante a incubação, o que não foi o caso da SÃndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), um coronavÃrus que se originou na China e matou quase 800 pessoas globalmente em 2002 e 2003.
Também neste domingo, a China anunciou uma proibição nacional da venda de animais silvestres em mercados, restaurantes e plataformas de comércio eletrônico. Acredita-se que o vÃrus tenha se originado no final do ano passado em um mercado na cidade chinesa de Wuhan, que vendia ilegalmente animais selvagens.