No Carnaval de Salvador 2020, a Guarda Municipal de Salvador (GCM) montou um posto de entrega e recebimento de documentos e pertences perdidos durante a folia em um dos pontos mais movimentados da cidade: a Estação da Lapa, por onde passam diariamente 450 mil pessoas. Até o ano passado, o serviço funcionava no Campo Grande (Circuito Osmar).
A mudança de endereço é para facilitar a vida do folião. “O posto é estratégico devido à proximidade do terminal de ônibus e metrô”, explica o coordenador de Prevenção à Violência da GCM, André Rocha.
Os documentos encontrados são higienizados, cadastrados automaticamente e ficam disponíveis no site da Guarda Municipal, no endereço www.guardasalvador.ba.gov.br, até uma semana depois do Carnaval. Para Rocha, o ideal é consultar a lista antes de se dirigir ao posto, que funciona das 8h às 17h, até terça-feira (25), para evitar perda de tempo.
A expectativa da Guarda Municipal é que haja uma queda no número de documentos e pertences perdidos devido às campanhas de conscientização desenvolvidas pela Prefeitura. No comparativo 2019/2018, a redução foi de 45%. Somente na sexta-feira (21), foram 21 documentos recolhidos pelo efetivo. Considerando os dois primeiros dias oficiais da festa, o montante é de 36 documentos.
Foto: Mauro Akin Nassor/Secom-PMS