27 de novembro de 2024
  • :
  • :

Prefeitura divulga consórcio que fará obra de requalificação da orla de Stella Maris

Prefeitura divulga consórcio que fará obra de requalificação da orla de Stella Maris

As obras de requalificação da orla de Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga serão executada pelo Consórcio Stella Maris, formado pelas empresas PJ Construções e Terraplanagem Ltda e Tracomal – Terraplanagem e Construções Machado Ltda. O resultado da licitação, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), foi publicado no Diário Oficial do Município.

A intervenção tem investimento previsto de aproximadamente R$ 37 milhões e duração de 18 meses. Os recursos são do Programa do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). As obras irão começar na Rua Professor Carlos Ott, na praia de Stella Maris, e seguirão até a Rua Santo Antônio de Ipitanga, em Ipitanga, próximo ao kartódromo. Todo o trecho tem extensão de 4,8 km e 400 mil m² de área de obras.

“Daremos início à requalificação de um dos trechos mais importantes da orla da cidade, seja pelo potencial turístico, seja pela valorização de toda uma região vocacionada para o lazer e para a praia. Vai ficar bom para o morador e também para quem visita Salvador”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, lembrando que a intervenção foi discutida com as comunidades envolvidas.

A supervisão da obra será realizada pelo Consórcio Soteropolitano, formado pelas empresas C3 Planejamento Consultoria e Projeto Ltda., UFC Engenharia Ltda. e a ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construção Ltda. O resultado também foi divulgado no Diário Oficial do Município.

Infraestrutura urbana – Após as intervenções, o trecho contará com uma grande extensão de orla urbana requalificada composta por mobiliário e equipamentos urbanos, dentre eles: quadra de futebol, de vôlei, poliesportiva, ciclovias, espaços de convivência, pista de patins e de skate, espaço para ioga, parques infantis, centro de apoio ao surfista, sanitários públicos, quiosques, além de módulos de apoio aos salva-vidas, dentre outros.

As obras serão divididas em três trechos. O primeiro, de Stella Maris, conta com 1.130 metros e é localizado entre a rua Carlos Ott e o início do loteamento Praias do Flamengo. O segundo, com 2.085 metros, fica entre o Loteamento até a Alameda Cabo Frio. E o terceiro, de Ipitanga, tem 1.600 metros e é compreendido entre a Alameda Cabo Frio até a Rua Santo Antônio de Ipitanga.

Além da implantação de urbanização, infraestrutura urbana, iluminação pública e equipamentos urbanos, a obra também prevê a requalificação ambiental e tratamento paisagístico ao longo da área de intervenção. A intervenção preserva as características originais do local, como a manutenção do cordão de dunas além da recomposição e manutenção da cobertura de restinga.

Fotos: Divulgação/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *