A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, na tarde desta quinta-feira (26), mais quatro novos casos de contaminação pelo novo coronavÃrus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 108.
De acordo com a Sesab, todos os casos novos foram importados ou de transmissão local. A pasta ainda informou que 1.082 suspeitas foram descartadas e não há óbitos registrados.
Segundo o órgão, casos estão em investigação. A vigilância epidemiológica está apurando o local que houve a contaminação destes pacientes. Segundo o órgão, os dois pacientes chineses cujos casos foram divulgados na manhã desta quinta foram contaminados na cidade de Lauro de Freitas.
Os municÃpios com casos positivos são: Alagoinhas (01); Barreiras (01); Brumado (01); Camaçari (01); Canarana (01); Conceição do JacuÃpe (01); Conde (01); Feira de Santana (09); Ilhéus (01); Itabuna (02); Jequié (01); Juazeiro (02); Lauro de Freitas (05); Porto Seguro (10); Prado (02); Salvador (63 casos, sendo 60 residentes na capital, 1 residente em Mossoró RN, 1 São Paulo e 1 Miami); São Domingos (01); Teixeira de Freitas (01); e 4 em investigação epidemiológica.
Os números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.
A Secretaria de Saúde informou que até o momento, 16 casos estão com diagnóstico clÃnico de cura. Há duas semanas eles estão assintomáticos. Entre eles, uma mulher de 95 anos, que estava hospitalizada.
A Sesab ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clÃnicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passÃveis de reenquadramento na sua classificação.
O diagnóstico positivo para o novo coronavÃrus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clÃnica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.
Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituÃdas medidas de precaução domiciliar.