A capital baiana passa a contar com mais um canal de comunicação voltado para tirar dúvidas e orientar à população sobre o coronavírus.Trata-se de uma assistente virtual, denominada de Jana, que pode ser acessada pelo endereço www.assistentevirtual.salvador.ba.gov.br por qualquer computador, tablet e smartphone conectado à Internet.
Os detalhes da iniciativa foram apresentados nesta terça-feira (14) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis e do diretor de Modernização e Tecnologia de Gestão (DMTG), Luís Gaban, em coletiva online realizada a partir do Palácio Thomé de Souza. A ferramenta foi desenvolvida pela DMTG, vinculada à Secretaria de Gestão (Semge), com apoio da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Ao acessar o site, o cidadão acessa com informações sobre o que é o coronavírus, como a doença é transmitida e formas de prevenção. Caso alguém esteja sentindo sintomas suspeitos e esteja em dúvida de como proceder, é possível fazer um teste respondendo a uma série de perguntas relacionadas ao próprio estado de saúde. O questionário envolve opções de respostas “sim”, “não” e múltiplas escolhas.
O prefeito ressaltou que foram feitas várias combinações, todas elas a partir das informações técnicas e com supervisionamento científico dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, para que fossem dadas as orientações corretas a quem faz a consulta à assistente virtual. “Outras ferramentas já estão sendo pensadas e o objetivo é ampliar as informações, estreitar a comunicação com o cidadão, conscientizar as pessoas e tirar dúvidas utilizando há de mais moderno em termos de tecnologia”, afirmou ACM Neto.
Com base na combinação dos dados, Jana pode dar cinco orientações, tais como praticar isolamento domiciliar, ficar em casa e continuar tomando medicamentos habituais, observar a evolução dos sintomas por 24 horas, necessidade de uma avaliação médica em uma unidade de saúde ou de pronto atendimento.
Reforço – O site também dispõe do Mapa da Saúde, que apresenta os endereços de todos os postos municipais de saúde da capital baiana. A ferramenta conta ainda com informativos de ações feitas pela Prefeitura para enfrentar o coronavírus na capital baiana, a exemplo das medidas restritivas e iniciativas socioassistenciais implementadas.
“A ideia dessa ferramenta é tornar mais humanizada essa passagem de informação utilizando a tecnologia. Além disso, o objetivo também é diminuir o fluxo de ligações para o Fala Salvador 156 e Disque Salvador 160. Às vezes, a pessoa está apenas com um resfriado e liga para esses números por não ter outro canal para tirar dúvidas”, explica o diretor Luis Gaban.
Foto: Max Haack/Secom-PMS