A prefeitura de Salvador anunciou, nesta terça-feira (14), novas medidas de enfrentamento ao coronavírus para estabelecimentos comerciais. Entre elas, fica determinado que os supermercados terão que limitar o número de clientes dentro das lojas a partir de sexta (17).
A prefeitura informou, ainda, que enviará um projeto de lei à Câmara de Vereadores ampliando o programa Salvador por Todos. O decreto será publicado na quarta (15), no Diário Oficial do Município (DOM), com validade inicial de 15 dias.
Supermercados – Só será permitido um cliente a cada 9 m², ou seja, o número máximo de pessoas dentro dos supermercados será fixado de acordo com o tamanho do estabelecimento. Ao alcançar a quantidade máxima de clientes em compras, o estabelecimento só deve permitir novos acessos à medida em que as pessoas forem saindo do ambiente. Também será limitado o acesso a uma pessoa por família.
Estacionamento – Os estacionamentos dos supermercados vão limitar a disponibilidade de vagas e ofertar apenas 50% de sua capacidade. Só será permitida a entrada de uma pessoa por veículo no estacionamento. A determinação prevê exceção, quando se tratar de clientes com mais de 60 anos, com problemas de imunossupressão, conduzidos por taxistas ou veículos de aplicativo; em ambos os casos, o limite será de duas pessoas por automóvel.
A prefeitura informou que essas medidas não valem para pequenos mercados de bairro. “Só vale para estabelecimentos acima de 200 m² de área total. No pequeno mercado de bairro, notamos que o comportamento é diferente. As pessoas saem de casa a pé e vão apenas para comprar o que precisam”, afirmou o prefeito, ACM Neto, em uma coletiva virtual.