Cinco novas mortes pela covid-19 na Bahia foram confirmadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no sábado (18), saltando para 41 o número de óbitos provocados pela doença no estado. Duas delas moravam em Salvador, uma em Lauro de Freitas, outra em Feira de Santana e uma em Gongogi.
A 41ª vítima foi um homem de 53 anos, que morava em Salvador e não tinha histórico de comorbidades. Ele estava internado em um hospital da rede privada. Segundo a Sesab, o homem teve os primeiros sintomas no dia 24 de março e estava internado desde o último dia 7 de abri. “Foi a óbito no dia 14, depois de evoluir com febre por 10 dias”, informa o boletim da Sesab.
A 40ª vítima do novo coronavírus (Covid-19) no estado foi uma mulher de 82 anos, residente no município de Gongogi, com histórico de hipertensão e diabetes. Ela estava internada em um hospital filantrópico de Itabuna, teve os primeiros sintomas no dia 13 e morreu no mesmo dia. Segundo a Sesab, a idosa teve contato com o primeiro caso de Covid-19 confirmado no município. O resultado o exame laboratorial para Covid-19 foi confirmado no sábado (18).
Uma mulher de 79 anos, residente no município de Salvador, com histórico de hipertensão foi a 39ª vítima. Ela estava internada em um hospital público na capital baiana desde 15 de abril e morreu no sábado (18). Também morreu em Salvador uma mulher de 82 anos, residente no município de Feira de Santana, com histórico de doença vascular crônica e diabetes. Considerada a 38ª vítima da doença no estado, ela estava internada em um hospital público de Salvador desde o último dia 5 de abril, morrendo no sábado (18).
Foi confirmada ainda a morte de um homem de 73 anos, residente em Lauro de Freitas, com histórico de hipertensão e hipotireoidismo. Ele estava internado em um hospital particular em Salvador desde 22 de março, morrendo na última quinta-feira (16). Ele foi a 37ª vítima.
O último boletim divulgado pela Sesab aponta que a Bahia registra 1.200 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 11,69% do total de casos notificados. Até o momento, 5.293 casos foram descartados e 41 mortes. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado (18).
Ao todo, 304 pessoas estão recuperadas e 148 encontram-se internadas, sendo 52 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Os casos confirmados estão distribuídos em 91 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,25%). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 57,25% foram do sexo feminino.