A prefeitura de Vitória da Conquista tornou obrigatório o uso de máscaras em lojas, bancos, veículos de transporte público municipal, urbano e rural. Isso compreende ônibus e também táxis da região. O decreto assinado pelo prefeito Herzem GUsmão foi publicado neste domingo (19), no Diário Oficial do Município (DOM), e passa a valer a partir de quinta-feira (23).
De acordo com o decreto, os responsáveis por fiscalizar o uso de máscaras pelos clientes é o próprio estabelecimento ou o motorista e/ou cobrador do veículo de transporte. O texto destaca que o decreto engloba a atuação de taxistas e motoristas por aplicativo.
Além disso, as lojas devem disponibilizar álcool em gel 70° na estrada e também em pontos estratégicos; devem limitar a quantidade de clientes dentro do estabelecimento, de acordo com o seu tamanho; devem organizar as filas, de modo que haja distância mínima entre os compradores; devem incentivar o pagamento por meio eletrônico, para evitar a circulação de dinheiro em espécie.