O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (Democratas), pediu à Caixa Econômica Federal a suspensão temporária das parcelas de créditos consignados concedidos aos servidores públicos municipais durante a pandemia do novo coronavírus, sem cobrança de juros ou multas. Em ofício direcionado ao superintendente regional da Caixa, Lídio Mota Neto Carneiro, Elinaldo diz que a medida é importante para amenizar os efeitos da crise econômica.
O prefeito cita uma decisão da Justiça Federal no Distrito Federal que determina “aos bancos a suspensão das parcelas de créditos consignados concedidos a aposentados, seja pelo INSS ou pelo Regime Próprio, pelo período de 4 (quatro) meses, sem a cobrança de juros ou multa”. Elinaldo ressalta que tem tomado todas as medidas necessárias para combater o avanço do coronavírus e pondera que o isolamento social e a própria pandemia faze com que se avizinhe uma grave econômica.
“Diante de tal cenário, várias medidas estão sendo adotadas de modo a amenizar os efeitos da crise econômica. Dentre elas destaca-se a injeção de recursos em instituições financeiras anunciada pelo Banco Central, no último mês, o que se destina a preservar a liquidez do mercado”, destacou.
Neste sentido, salienta o democrata, uma das formas para impulsionar o aumento da disponibilidade de crédito, aumentando a circulação de bens e serviços, é a suspensão temporária do pagamento das parcelas de créditos consignados concedidos a aposentados, pensionistas e servidores públicos.
Foto: Divulgação/Ascom-PMC