27 de novembro de 2024
  • :
  • :

Prefeito de Madre de Deus é afastado por improbidade administrativa

Prefeito de Madre de Deus é afastado por improbidade administrativa

Foi determinado pela 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) o afastamento do prefeito de Madre de Deus (na Região Metropolitana de Salvador), Jeferson Andrade (PP). A decisão do juiz Rui Eduardo Almeida Britto, divulgada nesta quarta-feira (29), define que o gestor seja afastado por 180 dias e exige posse do vice-prefeito Jailton Polícia (PTB), no primeiro dia útil depois da publicação.

De acordo com o site Tudo News, o gestor já passou pela mesma determinação mais de uma vez. Em uma delas, a decisão foi revertida pelo então presidente do TJ/BA, Gesivaldo Brito. O magistrado, no entanto, foi afastado recentemente do cargo na Operação Faroeste, suspeito de integrar um esquema de venda de sentenças em casos de grilagem de terra no oeste baiano.

O afastamento ocorreu novamente em 2018, após denúncia de improbidade administrativa realizada pelo Ministério Público do Estado (MPBA). Na época, o vereador Anselmo Duarte, o secretário de esportes de Madre de Deus, Jibson Coutinho, e dois servidores também foram afastados. Porém, segundo o Tudo News, Jeferson reassumiu o cargo dias depois.

Um ano depois em 2019, o TJBA negou o pedido de Jefferson Andrade de suspender uma investigação do MPBA contra ele. Dentre as irregularidades apontadas pelo órgão estavam a distribuição de vantagens ilícitas de verbas públicas como a criação de cargos comissionados, superfaturamento de contratos, recebimento ilícito de 5% para cada vereador envolvido, com relação aos valores dos contratos firmados para reforma e construção do prédio da Câmara, aniversário da cidade, bem como de outros eventos, manutenção das cotas de combustível em proveito próprio e aumento do duodécimo da Câmara no exercício posterior.

A decisão ainda cabe recurso.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *