A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), detectou 27 casos positivos para coronavírus em testagens rápidas feitas nesta quarta-feira (13) nos bairros de Nazaré, Plataforma e Pituba, localidades onde estão em vigor medidas restritivas regionalizadas para ampliar o isolamento social, conter a disseminação da Covid-19 e proteger a vida das pessoas. Na Boca do Rio, outro bairro com medidas específicas, nenhum caso da doença foi detectado nesta quarta.
Em Nazaré, onde há restrição à circulação na Avenida Joana Angélica, foram realizados 75 testes, sendo 7 positivos. Em Plataforma, foram 80, com 11 casos confirmados. E na Pituba, localidade onde as novas medidas tiveram início hoje (13) – nas outras localidades, as determinações entraram em vigor na última segunda-feira (11) -, foram feitos 75 testes, com 9 confirmações para a Covid-19.
Ontem, nos testes realizados na Boca do Rio, Plataforma e Nazaré, foram detectados 17 casos positivos para o novo coronavírus. Somados os três dias (anteontem, ontem e hoje), já foram confirmadas 51 pessoas infectadas em 830 testagens. “Esses números, que são preocupantes, demonstram que acertamos ao ampliar e regionalizar as medidas para conter o avanço da doença nas localidades onde a taxa de contaminação tem sido maior e o isolamento social menor. Isso demonstra que estamos agindo com base em dados técnicos e na linha correta”, disse o prefeito ACM Neto.
“A cada pessoa identificada como positivo nessas ações de testagem rápida e encaminhada para isolamento, conseguimos evitar que pelo menos outros quatro indivíduos sejam infectados. Sendo assim, nosso objetivo com os testes em massa da população é repetir em Salvador a iniciativa bem sucedida em países que conseguiram identificar e isolar um grande número de infectados, impedindo assim um disseminação mais rápida do vírus”, acrescentou Leo Prates, titular da SMS.
Tanto na Pituba quanto na Boca do Rio, Plataforma e região da Avenida Joana Angélica, a Prefeitura, além das ações restritivas ao comércio e à movimentação das pessoas, buscando ampliar o isolamento social, promove a distribuição de máscaras, realização de testes rápidos, medição de temperatura, entrega de cestas básicas para ambulantes e feirantes, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, apoio a instituições de idosos, crianças e pessoas com deficiência e Cras Itinerante.
Foto: Max Haack/Secom-PMS