31 de outubro de 2024
  • :
  • :

Bolsonaro nomeia integrante do Centrão para diretoria do FNDE

Bolsonaro nomeia integrante do Centrão para diretoria do FNDE

Um indicado do PL, partido que compõe o chamado Centrão, foi nomeado nesta segunda-feira (18), pelo governo Jair Bolsonaro para comandar uma das principais diretorias do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão de orçamento bilionário ligado ao Ministério da Educação (MEC). Já saiu publicado no Diário Oficial da União o nome de Garigham Amarante Pinto para assumir a Diretoria de Ações Educacionais do FNDE, conforme informações do jornal Folha de S. Paulo.

Chefe de gabinete da liderança do PL na Câmara de Deputados, Garigham é nome de confiança de Waldemar Costa Neto, que comanda o partido. Formado em direito pelo Uniceub em 1996, Garigham passou a trabalhar no PL como assessor de plenário em 1998. Desde então, ele ficou apenas sete meses sem trabalhar na legenda. É chefe de gabinete da liderança da sigla desde 2007.

A diretoria é responsável pela gestão de alguns dos programas mais importantes do fundo, como os de livro didático, transporte escolar e de transferências diretas para as escolas. Apesar de sustentar discurso contrário à prática de loteamento político de cargos, Bolsonaro tem negociado nomeações com líderes do centrão como estratégia para evitar um processo de impeachment.

O FNDE sempre foi alvo de assédio políticos por causa do considerável orçamento, de cerca de R$ 55 bilhões, e da capilaridade de atuação em todo país. Weintraub tentou emplacar uma moeda de troca com o Planalto para liberar a entrega do fundo ao PP, informou o blog de Andréia Sadi, do portal G1. O ministro queria a criação de um conselho com a participação da Casa Civil no MEC, para dividir a responsabilidade do fundo, mas o Planalto, segundo líderes do Centrão, não topou.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *