Apesar dos desentendimentos entre os poderes, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse que a possibilidade de acontecer qualquer golpe “está fora de propósito”.
Em entrevista ao Valor Econômico, nesta segunda-feira (1º), o vice-presidente disse que um golpe não aconteceria e explicou que, enquanto as atribuições dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) estiverem sendo respeitas, não há qualquer ameaça ao estado de direito democrático no Brasil.
“Outros períodos da nossa história não podem ser repetidos atualmente, porque o mundo mudou, o país mudou. Falam de golpe. Isso está totalmente fora de propósito, fora de ordem e fora de foco”, disse Mourão.
Mourão disse ainda que o presidente Jair Bolsonaro, que neste domingo, 31, voltou cumprimentar apoiadores em ato no Congresso, se irrita facilmente e que é uma característica dele. De acordo com o vice-presidente, o Brasil deve baixar “as tensões”.
“Fomos governados pela esquerda e pela centro-esquerda e agora é a centro-direita e alguns da direita mais extremada. Isso é a alternância democrática. Deixa esse pacote passar. Se provar que funciona ele será eleito em 2022 e, se não funcionar, ele irá para o lixo da história. Deixa a turma cumprir sua tarefa. Se tem algo com o qual não se concorda, então entra com uma ação ou o Congresso bloqueia. Vamos baixar as tensões!”, afirmou o vice-presidente.