O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou neste sábado (6) as mudanças feitas pelo Ministério da Saúde na divulgação diária dos dados da pandemia do novo coronavÃrus.
Nos últimos dias, o boletim passou a sair no fim da noite, com menos informação que antes. O portal oficial do ministério ficou fora do ar e, ao ser restabelecido, também deixou de informar os dados acumulados da pandemia.
Maia participou de uma transmissão em rede social com o músico Tico Santa Cruz. Perguntado se o Congresso poderia fazer algo para reverter as mudanças, o presidente da Câmara disse ter feito um apelo ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira.
“Eu liguei para o ministro Jorge hoje, pedi a ele, fiz um apelo em nome da Câmara que o governo restabelecesse os dados, a transparência. É para nós termos a informação, isso é importante, mas é para que prefeitos e governadores com as informações do Brasil possam tomar suas decisões cada dia”, declarou Maia.
Até o inÃcio da semana, os dados nacionais sobre coronavÃrus eram divulgados no inÃcio da noite, a partir dos relatórios dos 26 estados e do Distrito Federal. Nesta sexta, o documento foi divulgado após as 21h30 em uma versão resumida – sem o acumulado de mortes e de contaminados, e sem os Ãndices de infecção e de mortalidade na população.
Ainda sobre o tema, Maia disse que a própria Câmara dos Deputados ou o Tribunal de Contas da União (TCU) podem assumir a função de consolidar os dados – ou seja, emitir um boletim “paralelo”. Mas, segundo o parlamentar, o ideal seria que o próprio governo voltasse à divulgação original