26 de novembro de 2024
  • :
  • :

Juristas farão “live” sobre violência doméstica durante a pandemia

Juristas farão “live” sobre violência doméstica durante a pandemia

O aumento dos casos de violência contra mulheres nos lares brasileiros durante a pandemia de Covid-19 será um dos temas da conversa entre o advogado e professor de Direito, Gamil Föppel, e a professora titular de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP), Ana Elisa Bechara. A live “Violência doméstica em tempos de Covid-19” ocorrerá às 19h30 desta quinta-feira (18) e será transmitida na página do Instagram de Gamil (@gamilfoppel). Em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, os casos de violência doméstica aumentaram 42% e 50%, respectivamente, durante a pandemia, como apontou Ana Elisa Bechara.

Além de indicar os números que indicam o aumento do número de casos, os juristas também farão uma explanação sobre as causas. “Não tenho dúvidas de que aumentou. Vários países do mundo registram esse aumento”, diz Ana Elisa Bechara. Ela considera que não é a hipótese de que houvesse antes subnotificações de casos, mas salientou que mais mulheres apresentam dificuldades de buscar ajuda no período de isolamento social.

A professora Ana Elisa disse ainda que mulheres negras e idosas estão entre as que mais sofrem violência – a dependência econômica dessas mulheres também é mais um fator de risco. “Os negros são muito mais vítimas; e os casos de violência afetam mais mulheres que homens”, aponta. O desemprego durante a pandemia também atingiu muito mais mulheres – aponta a professora – pois elas são as que mais atua no setor de serviços, um dos mais atingidos pela pandemia; as mulheres também representam 90% do total de trabalhadores domésticos, setor que também viu crescer o desemprego com a Cocid-19.

Outras causas para o aumento da violência domésticas serão abordadas durante a live. O advogado Gamil Föppel vem realizando uma série de conversas a respeito de temas importantes durante a pandemia do Novo Coronavírus: uma das mais recentes versou sobre o aumento dos crimes cibernéticos nesse período. Sobre o tema desta quinta (18), ele ressaltou: “Esse é um tema infeliz e desgraçadamente atemporal”. E comentou ainda: “Temos separado temas que não são somente do interesse penal, mas do interesse público, e tenho convidado amigos que são professores e referências nacionais”.

Ana Elisa Bechara – A respeito da professora Ana Elisa Bechara, Gamil ressaltou a delicadeza dela ao aceitar o convite para participar da live. “É uma professora titular, que está no topo da carreira na USP”, apontou. Ana Elisa Bechara é professora associada do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Presidente da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Direito da USP. Professora de Pós-Graduação da Universidade de Salamanca (Espanha). Livre Docente pela Faculdade de Direito da USP (2011). Doutora em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP (2004) e graduada pela Faculdade de Direito da USP (1998).




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *