26 de novembro de 2024
  • :
  • :

Feira de Santana marca reabertura do comércio para terça

Feira de Santana marca reabertura do comércio para terça

O toque de recolher e o fechamento do comércio durou pouco em Feira de Santana, que havia adotado medidas restritivas de circulação desde a última quarta-feira (15). A Prefeitura decidiu flexibilizar as medidas de combate ao novo coronavírus a partir da próxima terça (21), quando o comércio da segunda maior cidade da Bahia funcionará todos os dias sem restrição para as lojas, inclusive as de mais de 200m², que até agora não poderiam funcionar por determinações municipais deliberadas com o intuito de frear o avanço da covid-19.

A decisão acontece cinco dias depois de Feira chegar a ter 100% dos leitos de UTI ocupados e impor medidas restritivas que impediam o funcionamento de serviços não essenciais e proibiam a circulação dos cidadãos entre 18h e 5h.

Segundo o prefeito Colbert Martins, a taxa de ocupação dos leitos caiu pela metade durante esse período.

“Chegamos neste domingo com ocupação de 50% nos leitos de UTI do Hospital de Campanha e dos 40 leitos do Hospital Geral Clériston Andrade, apenas cinco estão com pacientes. Nós temos que administrar a crise com essa maleabilidade, observando sempre a questão da saúde, da vida. Se lá adiante for preciso reduzir mais as atividades econômicas, voltaremos a reduzir”, afirmou o gestor, em nota da assessoria.

Segundo a plataforma de Acompanhamento de Leitos COVID-19, da Sesab, até as 21h40 deste domingo, dos 133 leitos ativos na cidade para o tratamento da covid-19, 71 estavam ocupados. A taxa de ocupação geral era de 53% e a de UTI adulto, de 58%. Já as taxas de ocupação dos leitos clínicos estavam em 49%. Contando UTIs adulto e pediátricas, são 59% de leitos ocupados.

Feira passa por constantes alterações das medidas de combate ao coronavírus desde o início da pandemia. Em março, tudo foi fechado para que ainda em abril as lojas de até 200m² tivessem funcionamento liberado. O comércio voltou a ter o funcionamento permitido em maio, medida que durou até o meio de junho. Desde o início de julho, as restrições voltaram a ser impostas pelo poder público, que agora volta a liberar a abertura das lojas.

As restrições de circulação acabam já à meia noite deste domingo. Nessa segunda (20), as lojas de mais de 200m² ainda não poderão funcionar. Na terça-feira, a flexibilização se torna ainda mais ampla.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *