29 de abril de 2024
  • :
  • :

Romaria de Bom Jesus da Lapa será celebrada via redes sociais; confira a programação

Romaria de Bom Jesus da Lapa será celebrada via redes sociais; confira a programação

A romaria de Bom Jesus da Lapa, a mais antiga do Brasil com mais de três séculos de realização, será celebrada sem fiéis, pela primeira vez, em 328 anos de história. Por conta da pandemia de covid-19, as missas terão participação apenas dos realizadores e responsáveis pelas transmissões das celebrações, que serão exibidas nas redes sociais e na televisão.

O evento terá início nesta terça-feira (28) e seguirá até o dia 6 de agosto. Parte da festa será transmitida ao vivo através das redes sociais do santuário, do site da Web TV Bom Jesus, da TV Aparecida e da TV Pai Eterno.

Além da proibição do público na celebração das missas, medidas como a proibição de subidas ao morro do Bom Jesus, barragem da entrada de ônibus e coletivos na cidade e limitação do número de pessoas e do tempo de visitação na gruta entrarão em vigor durante o período de realização da romaria.

No caso da gruta, os fiéis precisarão passar por um túnel de desinfecção na entrada e na saída do local. Bom Jesus da Lapa tinha, até domingo (26), 110 casos confirmados de covid-19, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

A prefeitura da cidade decidiu vetar a presença dos fiéis durante as celebrações com a intenção de reduzir ao máximo a possibilidade de aglomerações e, assim, evitar a proliferação da doença.

Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, afirma que a proibição da participação dos fiéis e as demais medidas são necessárias e priorizam a saúde das pessoas. “A permissão das presenças de fiéis mesmo que em menor número seria uma ação irresponsável da prefeitura. Estamos cientes da importância da romaria, mas, no momento, precisamos evitar que a nossa cidade vire um ambiente de disseminação do vírus. A decisão foi tomada depois de várias reuniões e tenta proteger os lapenses e os visitantes também”, explica.

Ainda segundo o prefeito, a decisão foi pensada em conjunto com a Igreja. “Temos certeza de que a decisão é acertada e madura. Em parceria com a Igreja e o santuário, que são responsáveis pela organização da romaria, concluímos que em época de coronavírus é impossível realizar a festa. Não temos estrutura sanitária para isso”, afirma.

A prefeitura também informou que no dia 6 de agosto, ápice da festa por ser o dia de Bom Jesus da Lapa, a cidade costuma receber cerca de 350 mil pessoas, em média.

Campanha – O Santuário do Bom Jesus da Lapa concordou com as mudanças na programação de 2020. “É uma decisão difícil para todos nós. Mas, zelamos pela vida e pela saúde e tivemos que decidir considerando o que temos de mais precioso que é a vida. Apoiamos esta decisão para preservar o ser humano de uma doença que não queremos que ninguém pegue”, afirma o padre João Batista, reitor do santuário desde 2018.

A Igreja está realizando uma campanha para a conscientização dos fiéis sobre a necessidade dos romeiros ficarem em casa. “Estamos constantemente orientando em todas as celebrações aqui no santuário, que são transmitidas para todos pelas redes sociais, e pelas rádios que as pessoas fiquem em casa e não se coloquem em risco, porque isso vai passar e poderemos nos reunir novamente”, explica o padre.

Confira a programação on-line:

As celebrações da romaria terão início nesta terça-feira (28) e terminam na primeira quinta-feira (6) de agosto. Parte da festa será transmitida ao vivo através das redes sociais do santuário, do site da Web TV Bom Jesus, da TV Aparecida e da TV Pai Eterno. Confira a programação:

28 de julho a 5 de agosto – Novenário
15h – Terço da misericórdia e bênçãos
17h – Santa Missa
19h – Novena Solene (3, 4 e 5/8 com transmissão da TV Aparecida)
20h30 – Boa noite Bom Jesus

6 de agosto – Dia Festivo
7h – Santa Missa Solene (com transmissão da TV Pai Eterno)
15h – Terço da misericórdia e bênçãos
16h – Passeio do Bom Jesus pela cidade
18h – Encerramento (com transmissão da TV Aparecida)
19h30 – Live com o padre Alessandro Campos




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *