30 de abril de 2024
  • :
  • :

Celso de Mello antecipa aposentadoria no STF para 13 de outubro

Celso de Mello antecipa aposentadoria no STF para 13 de outubro

O ministro Celso de Mello informou nesta sexta-feira , 25, que vai antecipar a aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF) para 13 de outubro. A decisão de Celso antecipa o seu desligamento em três semanas e acelera a discussão do presidente Jair Bolsonaro com aliados sobre quem será o primeiro indicado do atual governo para o Supremo.

O favorito hoje para a cadeira do decano é o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira. A articulação pela aprovação do nome de Oliveira já vem sendo feita nos bastidores do Senado.

Mello se aposentaria da Corte em novembro, quando completará 75 anos, mas, segundo colegas ouvidos pela coluna Radar, da Revista Veja, decidiu antecipar a saída por discordar da forma como o ministro Marco Aurélio Mello conduziu a questão do depoimento de Bolsonaro no inquérito que apura a interferência presidencial na Polícia Federal.

Por outro lado, Celso de Mello afirmou à TV Globo que decidiu antecipar sua aposentadoria para o dia 13 de outubro por “razões estritas e supervenientes de ordem médica”. Segundo o decano (ministro mais antigo) do Supremo, mais do que “meramente recomendável”, é necessário que ele afastar das atividades na Corte. Questionado, Celso de Mello disse estar seguindo ordens médicas – sem entrar em detalhes sobre seu quadro de saúde.

“Razões estritas (e supervenientes) de ordem médica tornaram necessário, mais do que meramente recomendável, que eu antecipasse a minha aposentadoria, que requeri, formalmente, no dia 22/09/2020 !”, escreveu.

A decisão foi comunicada ao presidente do STF, Luiz Fux, na última terça-feira, 22. O documento é sigiloso. Como determina o rito, o Supremo enviou um ofício ao Ministério da Justiça na quarta-feira, 24, que fica responsável por informar a Presidência da República.

Em agosto, Celso de Mello completou 31 anos ocupando uma das cadeiras do STF. Ele foi indicado pelo ex-presidente José Sarney em 1989.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *