As secretarias da Administração (Saeb) e da Educação (SEC) cederam um terreno de cinco hectares pertencente ao Estado, no município de Ipiaú, para a construção do campus XXI da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
A sede própria da Uneb em Ipiaú era uma reivindicação da comunidade acadêmica local. O Campus XXI possui os cursos presenciais de graduação em Letras e Administração, além de pós-graduação em Letras e os recém implantados cursos superiores de Ensino a Distância (EAD).
Com a cessão do terreno e a futura construção da sede própria serão beneficiados os cerca de 550 alunos da Uneb de Ipiaú, divididos entre alunos da de graduação, da pós-graduação e dos cursos de ensino à distância.
A reitoria da Uneb solicitou à Secretaria da Administração a cessão de parte do terreno pertencente ao Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio de Contas (Cetep), situado no km 6 da BR-330, no trecho urbano da cidade de Ipiau.
A área do Cetep possui 17,5 hectares, o equivalente a 175 mil metros quadrados. Como o terreno não estava era todo utilizado, o Governo cedeu cinco hectares (50 mil m2) para a construção da sede própria do Campus XXI da Uneb.
A Uneb começou a funcionar em Ipiaú, em 2002, alugando as instalações do antigo Ginásio de Rio Novo, onde foi o marco inicial do ensino médio na região cacaueira da Bahia. Posteriormente, o prédio foi ampliado com verbas da prefeitura e passou a abrigar o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias. Em 2004, o local passou a funcionar como sede do campus XXI da Uneb. Agora, com a cessão do terreno do Estado para a Universidade Estadual, a sede própria começa se tornar realidade.