A busca pela vaga inédita na semifinal da Copa Sul-Americana começou de forma complicada para o Bahia. Nesta quarta-feira (9), o Esquadrão foi derrotado pelo Defensa y Justicia por 3×2 na Arena Fonte Nova e viu o objetivo ficar distante. Agora, terá que reverter a desvantagem na Argentina.
A noite foi marcada pelo VAR, que foi acionado seis vezes só no primeiro tempo. Nas aparições, anulou um gol de Gilberto e um pênalti para o tricolor. Também confirmou um gol e um pênalti para os argentinos e outras duas penalidades para o Bahia – Gilberto anotou uma e desperdiçou a outra.
No jogo de volta, o Esquadrão precisa ganhar por dois gols de diferença para avançar. Também é possível garantir a vaga com apenas um de diferença, mas só se fizer a partir de quatro (4×3, 5×4, 6×5 em diante). A partida será na próxima quarta-feira (16), às 19h15, no estádio Norberto “Tito” Tomaghello, em Florencio Varela, na Grande Buenos Aires. Antes, o Bahia tem compromisso pela Série A do Brasileirão: visita o Palmeiras no sábado (12), às 19h, no Allianz Parque.
Contra o Defensa, o Bahia teve sua principal novidade no gol. Garantido pelo técnico Mano Menezes na véspera, Douglas acabou vetado devido à contusão na coxa esquerda e ficou de fora. Assim como Mateus Claus, que acabou de se recuperar de covid-19 e havia ficado duas semanas sem treinar. Anderson assumiu a vaga. Dos outros três jogadores que contraíram recentemente o coronavírus, apenas Juninho Capixaba foi titular. Ronaldo começou no banco, enquanto Zeca e Claus não foram relacionados.