Mesmo com a derrota no primeiro Ba-Vi de 2021, sofrido neste sábado (13), no estádio do Barradão, pela Copa do Nordeste, o Bahia irá sustentar o planejamento traçado para o Campeonato Estadual e não irá utilizar o time principal. A informação foi confirmada pelo técnico Dado Cavalcanti, na coletiva após o jogo.
“Em relação a intercâmbio (entre categorias), não passa pela nossa cabeça fazer nenhum, para esse momento, existem duas equipes que estão treinando entre elas. Talvez uma mudança de um jogador, de vários jogadores, possa descaracterizar a equipe. Não é nosso pensamento por enquanto”, garantiu o comandante tricolor.
Quanto a atuação da equipe em campo durante o revés por 1 a 0, Dado foi categórico em dizer que não gostou do desempenho do time, principalmente, na etapa final do confronto. Para ele, o problema não esteve em uma mudança de estratégia entre a partida contra o Campinense e o clássico com o Vitória, e sim, uma apatia e falta de agressividade do grupo.
“Não esperava nossa equipe tão apática, não esperava falta de agressividade. Acho que perdemos muito mais por conta disso do que pelas trocas ou estratégia. […] Apatia talvez se tenha se manifestado muito mais no segundo tempo. No primeiro, tínhamos uma condição de estratégia. Saímos em algumas velocidades de ataque. Tivemos algumas boas possibilidades criadas pelo lado, possa passando pela área e ninguém aparecendo para colocar o pé ou a cabeça. Acredito que, no segundo tempo, a gente subiu as linhas e abriu espaços. Acho que foi preponderante a falta de agressividade, a apatia. Em um jogo como esse não deve se repetir esse tipo comportamento. Deve servir de lição para que não cometa esse tipo de erro ao longo da temporada”
Desde o ano passado, a diretoria do Esquadrão vem adotando a premissa de utilizar o time principal, durante o primeiro semestre, apenas em confrontos válidos pela Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Enquanto isso, o grupo de aspirantes ou sub-23 disputam os jogos do certame estadual, com exceção da 1ª rodada do Nordestão deste ano, porque os profissionais ainda estavam de folga pós-Brasileirão.
Com base nessa ideia, a próxima partida a ser disputada pelo elenco principal do Bahia será somente no próximo sábado, 20, quando o clube terá outro clássico, dessa vez, uma rivalidade nordestina, contra o Sport. Para o confronto, Dado relatou alguns pontos que pôde observar no time para a necessidade de mudanças.
“O equilíbrio entre defesa e ataque. Se defender melhor, tendo mais bola, mais jogo, mais produtividade ofensiva. Essa é minha missão. Procurar equilíbrio entre defesa e ataque. Não pode ser forte na defesa perdendo o ataque e não pode ser só forte no ataque, perdendo e sendo vulnerável na defesa”, encerrou o treinador.