Nesse final de semana, a Prefeitura vai incluir na estratégia de vacinação contra Covid-19 os idosos com 67 e 66 anos que residem em Salvador. No sábado (27) pela manhã, das 8h às 12h, serão atendidas as pessoas com 67 anos ou mais nascidos entre 27 de março e 30 de setembro de 1953. Já no período da tarde, das 13h às 16h, será a vez dos indivíduos com 67 anos ou mais nascidos entre 1º de outubro de 1953 e 27 de março de 1954.
No domingo (28), das 8h às 12h, serão imunizados os membros da melhor idade com 66 anos ou mais, nascidos entre 28 de março e setembro de 1954. No turno vespertino, das 13h às 16h, serão contemplados os idosos de 66 anos ou mais nascidos entre outubro de 1954 e 28 de março de 1955.
Os pontos de vacinação drive-thru estão localizados na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (Cabula), Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Barradão (Canabrava), Unijorge (Paralela) e Vila Militar – Dendezeiros.
Os pontos fixos estão situados na USF Vista Alegre, Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas), USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris), Unijorge (Paralela), Barradão (Canabrava) e Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros).
Segunda dose – A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana, neste fim de semana, tanto para idosos como para trabalhadores de saúde. É necessário, antes de comparecer aos postos, observar a data de retorno no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.
Os idosos podem se dirigir aos mesmos postos da vacinação para as pessoas a partir de 67 e 66 anos. Os trabalhadores da saúde serão vacinados na FTC – Campus Paralela (drive e fixo), USF San Martin III (drive) e USF Colinas de Periperi (fixo)
Os idosos que receberam a primeira dose através do Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.
Vacina Express – Os idosos com 66 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express, no endereço vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br. São oferecidas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.
Trabalhadores da saúde – A aplicação da primeira dose para todos os trabalhadores da saúde estará suspensa neste final de semana.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS